Francisco Vitor de Sousa, de 25 anos, foragido da justiça, foi preso na tarde desta quarta-feira (13) em Timon, Maranhão. Ele é suspeito de envolvimento em diversos roubos em Teresina e de participação nos homicídios de uma funcionária de presídio e de um adolescente de 17 anos. Durante a operação, uma mulher e um adolescente também foram conduzidos à delegacia.
O delegado Otávio Chaves, da Delegacia de Homicídios de Timon, informou à TV Antena 10 que Francisco é apontado como líder de uma organização criminosa e possui diversos mandados de prisão em aberto no Maranhão e no Piauí.
“Foram 3 pessoas conduzidas, uma deles é um foragido da justiça, que tem vários mandados de prisão, envolvido com roubo na cidade de Teresina, envolvido com pelo menos dois homicídios aqui na cidade de Timon, no ano de 2020, inclusive teve como vítima uma agente penitenciária. Em 2022 ele teve envolvimento no homicídio de um rapaz de 17 anos”, disse.
O suspeito foi detido após um cerco montado pela polícia. Ele tentou escapar, mas acabou cercado e preso. No local da prisão, as autoridades também apreenderam entorpecentes e uma balança de precisão.
O delegado também detalhou que o preso tem envolvimento com o homicídio da agente penitenciária Camila Gabriely, de 30 anos, que foi baleada durante um tiroteio em um bar no povoado Piranhas, na zona rural de Timon. O crime aconteceu em 2020, quando oito indivíduos encapuzados efetuaram diversos tiros contra as pessoas no bar.
"É um sujeito bem perigoso, por isso que foi montado um cerco bem amplo, ele tem envolvimento com facção criminosa também, esse esquema de homicídio e está até no topo do comando dessas organizações criminosas”, detalhou o delegado.
O suspeito foi encaminhado para a delegacia. O menor e a mulher que estava com Francisco também foram levados para prestar esclarecimentos.