O prefeito eleito Silvio Mendes (UB) concedeu entrevista, na tarde desta segunda-feira (07), ao programa Bancada Piauí, da TV Antena 10. Assumindo em janeiro de 2025 para a próxima administração municipal após a vitória em 1º turno, o médico comentou sobre campanha, primeiros 100 dias de gestão e diálogos com os demais entes, adiantando que pedirá um encontro com o governador Rafael Fonteles, até mesmo antes do evento anunciado pelo líder do executivo estadual com os novos eleitos.
Silvio Mendes destacou que fez contato na manhã de hoje com Doutor Pessoa e aguarda um encontro com o gestor, para conhecer o atual cenário do Palácio da Cidade. Além disso, o prefeito eleito informou que também recebeu uma ligação do vice-presidente da república Geraldo Alckmin. Quanto a Fonteles, ele pontua que pedirá um encontro antes para conversas de problemas comuns.
“Com o presidente Lula, embora muitos petistas se zanguem, eu sempre fui muito bem tratado por ele, sempre perguntando por Teresina. Me surpreendeu ele me chamar pelo nome. Ele sempre foi muito atencioso, que também hoje pela manhã está reunido com seus ministros, exatamente para fazer um evento que ele disse que depois da eleição chamaria todos os prefeitos eleitos independente de partido. Hoje eu vi uma entrevista do governador Rafael Fonteles com demonstração de maturidade e sabedoria mesmo; isso é um aprendizado, quem faz gestão pública precisa sempre ter a humildade de fazer o que precisa ser feito; que fará uma reunião breve em novembro, mas eu gostaria de ter um encontro antes. Vou pedir um encontro com ele. Encontrar uma forma de se a agenda dele permite essa agenda de problemas comuns”, destaca Mendes.
Sobre os primeiros 100 dias de gestão, Silvio destacou que a população poderá esperar muita dedicação, responsabilidade e montar uma equipe que atenda os anseios da população, para continuar com o prestígio que tem com Teresina. O médico foi eleito com mais de 52% dos votos neste domingo (06). Com 100% das urnas apuradas, o candidato do UB obteve 52,19%, o que equivale a 239.848 votos.
“Viver esse momento em que a cidade me honra muito e me dá novamente. Ter a responsabilidade de montar uma equipe que responda esses anseios e é possível, pois temos muita gente boa que vão aceitar cuidar da cidade e continuar tendo o crédito que a cidade sempre me deu.
Pesquisas desmoralizadas
Na entrevista, o prefeito eleito também comentou acerca das pesquisas eleitorais que apontavam a vitória do seu principal opositor, Fábio Novo (PT). A diferença entre eles foi de mais de 41 mil votos e Silvio disse que se surpreendeu, chamando a atenção de que os institutos foram maldosos e agiram de má fé com os números.
Com a vitória, a partir de 1º de janeiro de 2025, Silvio iniciará o terceiro mandato à frente da prefeitura de Teresina, sendo este o 1º no partido União Brasil.
“Eu sempre ficava olhando para quem parecia ter bola de cristal de prevê futuro, eu nunca fiz esse cálculo porque não sei. E quando não sei fico calado. Fiquei muito feliz, principalmente pela militância. Foi uma campanha muito bonita [...] O resultado da pesquisa principal, que foi a de ontem, desmoralizou todas. Isso fala contra toda a democracia, porque os institutos de forma maldosa, comprovadamente maldosos, usaram de má fé, com manipulações grosseiras que até eu entendia. Não é só questão de metodologia, era má fé mesmo. Isso passou, mas é preciso tomar alguma providência a fim de não influenciar a população com informações que não são verdadeiras. Pesquisas funcionam e influenciam muita gente, mas não foi suficiente para poder mudar o que a cidade decidiu”, completa.