O cenário político no Piauí passará por mudanças significativas com o desmembramento da Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania) em três frentes. A coluna apurou que a pasta principal continuará com o PT, com forte indicação de que será comandada por João de Deus, que deve abrir mão da presidência do partido para assumir o cargo. Duas novas coordenadorias serão criadas:
- Uma voltada para ações relacionadas aos dependentes químicos;
- Outra com foco em um segmento ainda a ser definido, abrindo espaço para atender partidos aliados.
O PDT deve ser contemplado com uma das coordenadorias, possivelmente liderada pelo vereador Fernando Lima.
Outras mudanças importantes:
- Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH): será transformada em uma secretaria. O deputado Franzé Silva, que está deixando a presidência da Assembleia Legislativa, é o nome cotado para assumir o comando dessa nova estrutura.
- Euzuila Calisto (PT): ao assumir a suplência como deputada estadual, abrirá vaga na Secretaria da Juventude, que deverá atender outro grupo político.
- Valdimar Pires, ligado ao deputado federal Flávio Nogueira, assumirá como vereador na Câmara Municipal.
- Na Cendfol, com a provável ida de Tiago Vasconcelos como suplente na Assembleia Legislativa, a pasta será realocada para atender a interesses de outro grupo político.
Essas movimentações refletem uma reorganização estratégica do governo para contemplar aliados, fortalecer bases políticas e abrir espaço para novos atores. A redistribuição de cargos e pastas atende às demandas internas dos partidos da base aliada, especialmente o PDT e grupos ligados a lideranças como Flávio Nogueira e outros deputados estaduais e federais.