Vaga de vice: a principal disputa na base aliada para 2026

Entenda agora o motivo da briga de partidos para a vaga de vice na chapa de Rafael

Os aliados do governador Rafael Fonteles (PT) são unânimes em afirmar que ele tem um projeto de projeção nacional. Isso significa que se reeleito, em 2026, Rafael tem chances reais de deixar o governo para ser candidato a senador da República em 2030. Essa possibilidade faz da vaga de vice na chapa e 2026 o principal motivo de disputa entre os partidos. O vice de 2026 tem chances reais de se tornar governador em 2030.

Emedebistas ouvidos pela coluna afirmam serem restritas as possibilidades do vice-governador Themístocles Filho seguir com a vaga. E o PT entende que a vaga é do partido. E lembram que isso já aconteceu no passado quando Regina Sousa foi vice de Wellington Dias e assumiu o governo por 9 meses.

Dentro da base aliada há quem entenda que o PT precisa ceder para garantir a unidade do grupo até 2026. E lembram que a oposição saiu das eleições municipais com o discurso de fortalecimento. O fato é que 2026 vai exigir muita habilidade política do governador Rafael Fonteles para manter a base unificada.

  

Rafael Fonteles, governador do Piauí Reprodução