Polícia deflagra operação em investigação pelo assassinato de mulher em Teresina; delegada cita disputa entre facções

A delegada Nathalia Figueiredo informou, em entrevista à TV Antena 10 e ao A10+, que pelo menos 4 pessoas participaram da ação criminosa

(Atualizada às 07h45)

O Núcleo de Feminicídios do Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou, na manhã desta terça-feira (20), uma operação sobre a investigação do assassinato de Maria Eduarda Ferreira Sena Reis, de 23 anos, na região da Santa Maria da Codipi, no conjunto Lindalma Soares, zona Norte de Teresina. O crime ocorreu em outubro do ano passado.

Polícia deflagra operação em investigação pelo assassinato de mulher na zona Norte de Teresina
Reprodução

   

A delegada Nathalia Figueiredo informou, em entrevista à TV Antena 10 e ao A10+, que pelo menos 4 pessoas participaram da ação criminosa. Foram cumpridos mandados de prisão temporária contra os indivíduos. Uma delas, seria a Novinha Celeste, que já se encontra no sistema penitenciário. Ontem, outro homem também foi detido por suspeita de participação no caso.

"Feminicídio, não, mas como é morte violenta de mulher, nossa unidade é responsável pela investigação. A Maria Eduarda esteve em um baile de reggae nas proximidades do Morro da Esperança, e teria sido identificada por membros do PCC, e é justamente o envolvimento dela em relação ao Bonde dos 40 que teria sido o motivo. Raptaram, ela passou por uma espécie de julgamento, em que essa conhecida como Iemanjá, teria participado e executaram Eduarda, jogando o corpo na Lindalma Soares", explicou.

Dois homens e uma mulher foram conduzidos sob mandados de prisão temporária. Um adolescente também foi apreendido porque foi flagrado com drogas. Não há detalhes sobre o envolvimento dele na morte.


Sobre a morte

Uma jovem identificada como Maria Eduarda Ferreira Sena Reis, de 23 anos, foi encontrada morta na manhã do dia 28 de outubro, na região da Santa Maria da Codipi, no conjunto Lindalma Soares, zona Norte de Teresina. A vítima, segundo apurado pelo A10+, usava tornozeleira eletrônica. Ela foi executada com pelo menos 8 disparos de arma de fogo. 

O delegado Jorge Terceiro do DHPP confirmou à TV Antena 10 que a vítima apresentava várias perfurações de disparos de arma no corpo. Ainda não há informações dos crimes que ela respondia, tendo em vista que estava sendo monitorada.

Mais suspeitos

Em 14 de novembro do ano passado, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou uma operação, e apreendeu uma adolescente suspeita de ter envolvimento no caso de Maria Eduarda Ferreira Sena Reis, que foi assassinada com pelo menos 8 tiros em outubro deste ano, na zona Norte de Teresina. Segundo informações apuradas pela TV Antena 10 e o A10+, com a adolescente a polícia apreendeu um aparelho celular com restrição de roubo ou furto. Ela teria envolvimento na morte de Maria Eduarda, mas ainda não há detalhes sobre sua participação.

A morte de Maria Eduarda teria acontecido após julgamento do Tribunal do Crime, e estaria relacionada a disputa entre facções criminosas que atuam na capital Teresina.

Novinha Celeste

No último dia 09, uma jovem conhecida como "Novinha Celeste", a Adrielly Machado Marques, foi presa por suspeita de participação na morte de Eduarda Ferreira Sena Reis. A suspeita estava em um baile reggae no momento em que foi presa.

  

"Novinha Celeste" apontada como chefe de disciplina feminina de facção e suspeita de autorizar execução de jovem que usava tornozeleira é presa
Divulgação/ PM-PI

   

À TV Antena 10, o tenente-coronel Audivan Nunes, comandante do BPRone, relatou que Adrielly ocupa dentro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) o cargo de chefe de disciplina feminina e teria envolvimento em vários homicídios. Os policias realizavam rondas na região e fizeram a abordagem. Ao verificar a ficha dela encontraram o mandado de prisão preventiva em aberto.