Conheça seis roteiros para visitar no Piauí neste mês de julho

De norte a sul, o Piauí revela destinos que unem natureza e história para todos os turistas.

Julho traz o clima perfeito para viajar e aproveitar os dias de folga em família, com amigos ou até mesmo sozinho. Para os turistas que desejam conhecer lugares incríveis no Nordeste, o Piauí reserva uma diversidade de atrativos que vão do litoral encantador ao sertão cheio de histórias. Pensando nisso, o governo do Estado selecionou seis destinos imperdíveis para conhecer durante as férias, com experiências que combinam aventura, cultura, descanso e natureza.

Começando pelo litoral, a Praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, é o destino ideal para quem busca sol, mar e tranquilidade. Com águas mornas, bons ventos e um pôr do sol inesquecível, o local é famoso pela prática do kitesurf e pelo clima rústico-chique. Restaurantes com cardápio à base de frutos do mar e pousadas aconchegantes tornam a vila um refúgio perfeito para recarregar as energias.


    

Kitesurfe em Cajueiro da Praia
Divulgação
   

Para quem prefere o contato com a natureza e trilhas refrescantes, o Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca, é uma excelente opção. O local abriga formações rochosas curiosas, pinturas rupestres, mirantes e cachoeiras que encantam visitantes de todas as idades. “O Parque funciona todos os dias, das 7h às 17h, e temos recebido cada vez mais turistas. Em 2024, foram mais de 39 mil visitantes, com quase 6 mil só no mês de julho”, explica o chefe do parque, Waldemar Justo.

  
Parque Nacional de Sete Cidades
Divulgação
 
 
 

As férias também são uma ótima oportunidade para quem busca contato com a natureza. Em Pedro II, além do clima ameno e da arquitetura charmosa, o visitante encontra a cachoeira perene do Urubu Rei, trilhas ecológicas e paisagens de contemplação. A cidade também se destaca pelo artesanato, com peças à venda no Mercado do Artesão e em lojinhas de opala. “Temos ótimas opções para relaxar, comer bem e se hospedar com conforto e acolhimento. As joias de opala são únicas no Brasil, e o artesanato encanta. O visitante pode, inclusive, conversar com os próprios artesãos e conhecer de perto suas histórias”, reforça o gerente de Turismo do município, Ramon Marques.

Para quem prefere enriquecer a bagagem cultural, a dica é visitar o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, localizado no centro de Teresina. O local funciona de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O museu abriga exposições sobre a história e a cultura afro-brasileira, com destaque para o espaço dedicado à memória de Júlio Romão da Silva, importante escritor piauiense e membro da Academia Piauiense de Letras.

  
Museu do Piauí
Divulgação
 
 
 


Na região do centro-sul, a cerca de 160 quilômetros de Teresina, o município de Amarante também tem muita história para contar. Nascida às margens do rio Parnaíba, no século XVIII, é a terra natal de importantes políticos e literatos, entre eles o poeta simbolista Antônio Francisco da Costa e Silva. A cidade também conta com inúmeros museus com acervos variados, centro histórico, um mirante e a Escadaria Da Costa e Silva, de onde é possível ter uma visão panorâmica de boa parte da cidade, além da famosa Fábrica de Cachaça Lira e do Ecoparque.

  
Município de Amarante
Divulgação
 
 
 

O gestor da pasta do Turismo no Estado, Daniel Oliveira, frisa que o Piauí tem grande potencial para agradar todos os perfis de viajantes.
“Nosso estado é diverso, acolhedor e surpreendente. Temos investido em qualificação e promoção para tornar o Piauí um destino cada vez mais desejado em todas as épocas do ano. Mas julho é, sem dúvida, o convite ideal para vivenciar essa riqueza de experiências”, pontua o secretário.