A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) prepara uma programação recheada de emoção e encantamento para as festas de fim de ano. A abertura acontecerá em novembro, com a apresentação do Coral das Mil Vozes, que, há mais de 20 anos, reúne grande público na celebração do espírito natalino no Adro da Igreja de São Benedito, centro de Teresina.
Alunos de 10 escolas da rede estadual de ensino estão ensaiando semanalmente um repertório especial. São 100 alunos de cada unidade de ensino compondo o coro. “O Coral das Mil Vozes é um projeto que une talento, educação e identidade. Tenho certeza de que a apresentação no adro da Igreja São Benedito será emocionante e vai marcar o nosso Natal com muita arte e emoção”, afirma o secretário de Cultura, Rodrigo Amorim.
Além do coral, a programação está composta por outras apresentações culturais e também pela decoração natalina, tradicionalmente montada no eixo cultural entre o Theatro 4 de Setembro, Praça Pedro II, avenida Antonino Freire, Palácio de Karnak e o adro da igreja. A cada ano, a decoração segue um tema e transforma esse conhecido reduto cultural em um espaço de magia, arte e fé.
Toda a programação será divulgada nos próximos dias pela Secult. Com a mistura de luzes e música, o Natal promete celebrar a identidade e a cultura piauienses.
Mil Vozes
Tradicional na programação natalina de Teresina, o Coral das Mil Vozes originou-se do projeto “Canto Coral nas Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino”, composto por 100 crianças, em 1995, pela então Fundação Estadual de Cultura e do Desporto.
No biênio seguinte (1997/1998), o coral já havia crescido tanto que, cerca de 1500 crianças participaram do espetáculo, imortalizado na gravação do CD “Cantemos o Natal”. Desde 1999, é o maior espetáculo de natal do Piauí, formado por 1000 vozes infantis acompanhadas por orquestra e/ou grupo instrumental (guitarra, baixo elétrico, flauta transversal, teclado, etc).