Secult promove prévias de Carnaval e resgata tradição das escolas de samba no Centro de Teresina a partir de 4 de janeiro

Programação integra a Feira na Praça, que retorna à Praça Pedro II e segue até 08 de fevereiro, com música, cultura e fortalecimento da economia criat

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), anunciou uma programação especial de prévias de Carnaval que promete resgatar e valorizar as tradicionais escolas de samba de Teresina, como Brasa Samba e Caprichosos do Pirajá. As apresentações acontecerão aos domingos, integrando a programação da Feira na Praça, que retorna no dia 04 de janeiro, na Praça Pedro II, no Centro da capital. 

O evento cultural seguirá até o dia 08 de fevereiro, com um calendário repleto de atrações que incluem música, arte, gastronomia e as tão aguardadas prévias carnavalescas, reunindo culturas populares e fortalecendo o espírito festivo antes da Folia Momesca.

  

Secult promove prévias de Carnaval e resgata tradição das escolas de samba no Centro de Teresina a partir de 4 de janeiro Reprodução

   

A Feira na Praça já é reconhecida como uma iniciativa que transforma a Praça Pedro II em um ponto de encontro cultural e familiar, com artesanato, música ao vivo, gastronomia regional e atividades infantis, tudo com entrada franca e aberta ao público. Promovida pelo Governo do Estado através da Secult, a feira tem como objetivo revitalizar o Centro de Teresina, ocupando espaços públicos com arte e lazer e aproximando a população dos artistas e produtores culturais locais. Nos últimos meses, o evento vem registrando crescente público e participação de empreendedores criativos, fortalecendo o comércio local e a economia criativa da capital piauiense aos domingos.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, a iniciativa das prévias de Carnaval integrando a feira, representa um passo importante para resgatar a tradição do carnaval na capital e fomentar o setor cultural: “A Feira na Praça é uma iniciativa que estimula a convivência, fortalece a produção cultural do nosso estado e aproxima a população dos artistas locais. Ocupar a Praça Pedro II com arte e lazer é também uma forma de valorizar nosso patrimônio histórico e oferecer à comunidade momentos de bem-estar e cidadania”, afirmou o gestor.

Para a Secult, a presença das escolas de samba nas celebrações antecipadas do Carnaval não só reforça a identidade cultural de Teresina, como também cria oportunidades de trabalho e renda para grupos artísticos, artesãos e comerciantes envolvidos na programação.

A expectativa é que as prévias carnavalescas, somadas às demais atrações musicais e culturais da Feira na Praça, impulsionem a economia local e estadual, além de atrair turistas para o Centro. A ação faz parte de um conjunto de políticas culturais que visam não apenas a celebração do Carnaval, mas também a promoção da economia criativa, o apoio a artistas locais e a requalificação do coração histórico de Teresina.

Programação das Prévias de Carnaval e Feira na Praça – Praça Pedro II

04/01
8h: Abertura da Feira na Praça
9h: Ensaio da Escola de Samba Brasa Samba
11h: Banda Bandida

11/01
8h: Abertura da Feira na Praça
9h: Ensaio da Escola de Samba Caprichosos do Pirajá
11h: Banda Pilera

18/01
8h: Abertura da Feira na Praça
9h: Ensaio da Escola de Samba Brasa Samba
11h: Banda Jhony Fred

25/01
8h: Abertura da Feira da Praça
9h: Ensaio da Escola de Samba Caprichosos do Pirajá
10h: Henry Dantas Elétrico
13h: Dandinha

01/02
8h: Abertura da Feira da Praça
9h: Ensaio da Escola de Samba Brasa Samba e Caprichosos do Pirajá
10h: Robert Gleyson e Soraya Castelo Branco
13h: Lene Groove

08/02
8h: Abertura da Feira da Praça
9h: Ensaio da Escola de Samba Brasa Samba e Caprichosos do Pirajá
13h: Samba no Coreto Elétrico