O pequeno Anthonny Lukas Oliveira, de 2 anos, conheceu o mar pela primeira vez após passar seu aniversário em tratamento. O menino é portador da síndrome nefrótica, descoberta quando ele tinha 1 ano e 10 anos, e desde então é paciente em cuidados paliativos do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol -UFRN), em Natal, no Rio Grande do Norte.
Mesmo tendo nascido em uma cidade litorânea, Anthonny nunca tinha conhecido o mar. O aniversário dele de dois anos aconteceu no dia 23 de julho. O pequeno passou quatro meses ininterruptos internado no hospital, a maior parte do tempo, na UTI pediátrica.
Durante o tempo internado, a equipe percebeu que Anthony queria ver o mar e promoveu esse momento para que o pequeno pudesse brincar na areia e ver o mar. “No começo, ele achou estranho porque nunca havia estado naquele lugar, mas depois se soltou e ficou apaixonado pela praia”, relatou Gabriela Bezerra, chefe da Unidade da Criança e do adolescente.
A mãe de Anthonny, Yara Oliveira, de 30 anos, também esteve presente neste momento tão especial para o filho. “Ele gostou bastante, só vivia pedindo isso. Foi uma experiência única”, disse.
Anthonny mora com a família no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte da cidade, e é portador de síndrome nefrótica, condição que provoca perda de proteína pela urina, podendo levar a insuficiência renal.
A doença também torna os pacientes mais suscetíveis a infecções, tanto pela doença em si, como pelo tratamento, que leva à queda na imunidade.