Governos locais e ministérios do governo federal começaram a pedir ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) para reconsiderar a determinação de devolver policiais federais cedidos a outros órgãos. A medida decorre de uma ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de reforçar o efetivo das corporações no enfrentamento ao crime organizado.
O R7 apurou que o Ministério da Educação e os governos do Distrito Federal e do Rio de Janeiro já formalizaram pedidos para manter os servidores em seus atuais postos, sob o argumento de que eles desempenham funções estratégicas e de difícil substituição.