A Águas de Teresina informou que seguem os serviços de manutenção emergencial após o rompimento de uma adutora, ocorrido, na madrugada de domingo (8), em decorrência de um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas. O fato impactou o abastecimento de parte da zona Sul da capital.
Divulgação
Segundo a subconcessionária, o serviço é considerado de alta complexidade. “Será necessária a substituição de mais de 150 metros de tubulação de ferro fundido, com 40 centímetros de diâmetro, cujo peso elevado exige condições de solo estáveis para a implantação segura. Em razão da instabilidade da encosta, o reparo não pode ser realizado no mesmo local do rompimento. Por isso, a subconcessionária realizará um bypass, que é uma manobra na rede que consiste em desviar e reposicionar a tubulação para um trecho próximo ao ponto onde a adutora estava originalmente”, afirmou.
A empresa destacou que mobilizou uma força-tarefa, com dezenas de colaboradores atuando de forma ininterrupta, para garantir a execução do serviço com segurança e no menor tempo possível. A previsão é que o serviço seja finalizado até o meio-dia desta terça-feira (10).
“A Águas de Teresina reforça que permanece monitorando as demandas e disponibilizando caminhões-pipa para atendimento a órgãos públicos e situações emergenciais. Os canais oficiais de atendimento seguem à disposição da população 24 horas por dia, de forma gratuita, pelo número 0800 223 2000, que também funciona para ligações e mensagens via WhatsApp”, concluiu.
Os bairros atingidos pela interrupção temporária no fornecimento de água são Betinho, Brasilar, Eduardo Costa, Orgulho do Piauí, Esplanada, Judite Nunes, Pedra Miúda, Palitolândia, Vila Irmã Dulce, Mário Covas, Parque Jacinta, Parque Juliana, Parque Sul, Santa Cruz, Santa Fé, Santo Antônio, Vamos Ver o Sol, Parque Eliana, Porto Alegre, Portal da Alegria e Santa Clara.
A concessionária orientou que moradores dessas localidades façam uso consciente da água até a normalização completa do abastecimento. A empresa também informou que monitora a situação e poderá disponibilizar caminhões-pipa para atender demandas emergenciais, especialmente em órgãos públicos e serviços essenciais.
Os canais oficiais de atendimento estão disponíveis 24 horas por dia, gratuitamente, pelo número 0800 223 2000, que também funciona para ligações e mensagens via WhatsApp.