O governador Rafael Fonteles entregou, neste sábado (6), a pavimentação de 47,6 km da rodovia que liga a sede do município de Castelo do Piauí ao Cânion do Rio Poti, um dos mais belos destinos turísticos do estado. A obra, executada pela Secretaria de Turismo (Setur), recebeu investimento de R$ 53,7 milhões e representa um marco para o desenvolvimento do turismo ecológico e de aventura na região.
O novo trecho asfaltado garante mais segurança e conforto para moradores e visitantes, além de facilitar o acesso ao cânion, que se estende pelos municípios de Castelo do Piauí, Buriti dos Montes e Juazeiro do Piauí. Com paredões rochosos de até 180 metros de altura, trilhas, cachoeiras e sítios arqueológicos com arte rupestre, o Cânion do Rio Poti é considerado um dos mais impressionantes cenários naturais do semiárido brasileiro.
Ao comentar sobre a obra, o governador Rafael Fonteles destacou o volume de recursos aplicados e a importância da infraestrutura para o desenvolvimento regional. “O investimento aplicado nessa obra é mais do que a receita anual de muitos municípios. O governo está fazendo sua parte. Agora, com a chegada de bons hotéis, restaurantes e estrutura, o turista que vem de Teresina, do Ceará ou de qualquer lugar do Brasil e do mundo poderá chegar aqui em menos de duas horas e aproveitar tudo com conforto”, afirmou o gestor.
Ainda de acordo com Rafael, o turismo é o setor produtivo que mais tem condição de gerar empregos, especialmente quando combinado com a economia criativa. “O Piauí tem um potencial imenso para o turismo de experiência, de aventura e o ecoturismo. O Cânion do Poti tem um potencial 100 vezes maior do que o que já conseguimos explorar. Além do cânion, temos um rico acervo de arte rupestre sendo catalogado por universidades, com potencial semelhante ao da Serra da Capivara. Com apoio da academia e dos arqueólogos, podemos transformar essa região em mais um polo de visitação turística internacional”, concluiu o governador.
O prefeito de Castelo do Piauí, Júnior Abreu, também celebrou a entrega da rodovia e reforçou sua importância para o turismo local. “São quase 50 quilômetros de pavimentação asfáltica que estão sendo inaugurados hoje, mas que já vêm beneficiando todos que nos acompanham aqui ou que visitam a cidade, especialmente o Cânion do Rio Poti. Essa pavimentação alavanca o turismo da nossa cidade, e a gente fica muito feliz com isso”, declarou o gestor.