A construção de um novo cemitério na região Norte está em andamento e deve ser entregue à população no final do mês de abril. O novo espaço será o primeiro cemitério público no modelo parque de capital, ou seja, padronizado, sem lápides.
Os jazigos são subterrâneos, diferente do cemitério horizontal convencional onde ficam visíveis. Como os túmulos não ficam visíveis, eles precisam ser identificados por placas com informações do falecido ali localizado.
“O novo espaço trará 5 mil novas vagas de imediato para sepultamento na localidade Camboa, com previsão de expansão de vagas para o dobro em breve”, explica Alan Brandão, superintendente da SDU Norte.
Em sua área de atuação, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Norte, tem 4 cemitérios públicos em funcionamento: Cemitério Santo Antônio, no Buenos Aires; Cemitério do Poty; Cemitério São João Batista, na Santa Maria das Vassouras e Cemitério da Santa Maria da Codipi. Todos passaram por recentes intervenções de limpeza, devido a uma demanda reprimida e acúmulo de lixo e matagal.
“A superintendência está fazendo um mapeamento de todas as sepulturas existentes para atualização de cadastro de perpetuidade e estamos acompanhando esse processo para entregar esse novo espaço público para a zona norte, em respeito e zelo com os entes queridos que se vão”, enfatiza o superintendente.