ETURB responsabiliza consórcio por falta de coleta de lixo em Teresina; população reclama

Empresa detalhou que processo de substituição do consórcio foi concluído e entrará em fase de transição

Diversos bairro de Teresina estão sem coleta de lixo. Diante disso, a Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), informou que está ciente da situação e responsabilizou o consórcio Recicle/Aurora. 

"Além das falhas na coleta, a empresa chegou a atrasar pagamentos aos trabalhadores da limpeza e também aos proprietários de caminhões terceirizados, agravando ainda mais a situação. Nos últimos dias, foram identificadas práticas como o desligamento do sistema de GPS dos veículos, numa tentativa de ocultar a real execução do serviço. A alegação atual é de que o Consórcio não teria condição financeira para pagamento de diesel, ainda que todos os pagamentos devidos pela Prefeitura estejam quitados, ou dentro do prazo de análise e quitação. Assim, a ETURB não compreende por que a empresa deixou de abastecer sua frota, prejudicando diretamente a população", detalhou. 

  

ETURB responsabiliza consórcio por falta de coleta de lixo em Teresina PMT
   

A PMT explicou que concluiu o processo de contratação das empresas que substituirão o consórcio, mas que será ainda necessária uma fase de transição, correspondente ao tempo de mobilização de equipamentos e contratação de pessoal. "Desta forma, a Prefeitura de Teresina encaminhou novo acordo junto ao TRT para permitir o pagamento de cerca de 6 milhões de reais, viabilizando a quitação e despesas imediatas pelo Consórcio e o retorno às atividades, durante tal fase de transição", afirmou. 

A Eturb finalizou pedindo a compreensão dos teresinenses até que as novas empresas assumam a limpeza urbana. "Temos convicção de que, em breve, Teresina voltará a ser exemplo de organização e limpeza, como já foi em outras gestões do prefeito Sílvio Mendes. Nosso compromisso é devolver à cidade o padrão de qualidade que o cidadão merece", concluiu.