Inmet prevê chuvas intensas em 203 municípios do Piauí; climatologista cita previsão para trimestre

A previsão é que as chuvas continuarão no estado pelos próximos 3 meses

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (03) um alerta de perigo de chuvas intensas para 203 municípios do Piauí. Conforme boletim, as cidades da região norte não serão afetadas.

O alerta é válido até as 10h de quarta-feira (04). A previsão é de chuvas intensas entre 20 a 50 mm/dia, com ventos intensos que podem chegar a 60 km/h. 

  

Previsão de chuvas no Piauí
Anna Paula Couto/ A10+

  

O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e alagamentos é baixo, mas o Inmet instrui para em casos de rajadas não se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar próximo a torres de transmissão. Para mais informações os contatos da Defesa Civil (199) e da Polícia Civil (193) está disponível. 

Previsão para o trimestre de 2023

Ao A10+, o climatologista Werton Costa comentou sobre as chuvas de dezembro que ultrapassaram a média prevista para o mês, que era de 101 mm e registrou quase 300mm. 

"Os volumes de dezembro eles são relativamente menores que o restante da estação. A gente tem por exemplo a maior parte dos municípios em dezembro está entre 100 e no máximo 101 milímetros de média. Aqueles do extremo sul, por exemplo, a faixa está entre 150 mm. Então nós tivemos para alguns municípios um dezembro muito bom. A capital teve um grande incremento de volume chuvoso, a média da capital é de 101 milímetros e Teresina chegou a quase 300 milímetros de acumulado.Tanto que Teresina se destacou como a capital Nordeste e tem um cenário climático de longo prazo", explicou.

Os órgãos oficiais, segundo o climatologista, também preveem que os meses de janeiro, fevereiro e março serão chuvosos e que também podem ultrapassar a média histórica de chuva por conta do fenômeno La niña.

"Os três órgãos [Inmet, Funseme, Fundação Cearense de Meteorologia] extraíram a previsão de consenso para o trimestre em janeiro, fevereiro e março que aponta anomalia positiva, ou seja, esses três meses serão de muita chuva. Em três meses nós podemos ultrapassar a nossa média histórica de chuva. E o que é que está contribuindo pra isso, né? A gente tem ainda uma interferência no nosso regime de chuva de um fenômeno climático chamado de La Nina, ela interferiu nas chuvas do Piauí nos últimos três anos, só que é o último ano dela. Ela deve acabar agora em fevereiro. Mas bem ainda vão repercutir sobre o mês de março… então a perspectiva para todo o estado do Piauí é que todos os municípios serão beneficiados em maior ou menor grau", detalhou.

Veja a lista de municípios: