Ministro Wellington Dias debate políticas públicas e fortalecimento da assistência social em THE

O encontro reúne representantes dos conselhos de todo o Nordeste

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou nesta quarta-feira (26), em Teresina, de uma reunião com o Conselho Nacional de Assistência Social de todo o Nordeste para debater políticas públicas voltadas para a assistência social. O encontro acontece hoje (26) e amanhã (27).

A reunião contou com a participação de todos os Conselhos do Nordeste, conselheiros e gestores municipais, da Secretária Estadual de Assistência Social (SASC), Regina Sousa, e do vice-governado, Themístocles Filho. O encontro teve como objetivo debater e propor políticas públicas de assistência social para o Estado. 

  

Reunião do Conselho Nacional de Assistência Social com o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social
Laura Parente/ A10+

   

Em entrevista à imprensa, o ministro Wellinton Dias citou a criação de um sistema de segurança alimentar e nutricional como o projeto inicial para reconstruir as políticas públicas de assistência social, que tiveram suas verbas reduzidas nos últimos anos.

  

Ministro Wellington Dias
Laura Parente / A10+

   

"O MDS já tem todo um sistema de segurança alimentar e nutricional, para ter uma estrutura de combate à fome, mas integrado a um outro sistema de assistência social. Esse é um sistema que tem 12 mil pontos de referencia para a assistência social em todos os municípios do Brasil, em todos os municípios você vai encontrar o Centro de Referência da Assistência Social. Hoje estamos caminhado numa linha de preparação para esse reencontro. Houve um corte dessa relação, do governo federal com os municípios, a gente tinha esse ano 60 milhões, mas agora estamos liberando R$ 2,6 bilhões este ano e vamos reforçar para ter um fundo garantido como tem a educação e a saúde, que é um desejo do presidente Lula", disse. 

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza as políticas públicas para viabilizar a proteção social aos cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. Dias destacou o fortalecimento do SUAS para que as políticas de habitação possam chegar às pessoas mais pobres e disse que a assistência social e o ministério têm dois grandes desafios.

"Temos uma tarefa gigante de organizar dois grandes sistemas: de cuidados e família e o de inclusão sócio-econômica, que além de cuidar dos mais pobres, abre oportunidades de emprego, pelo empreendedorismo e tem o objetivo de tirar pessoas de situação de pobreza e de pobreza extrema", completou. 

  

Regina Sousa, Secretária Estadual de Assistência Social (SASC)
Laura Parente/ A10+

   

Regina Sousa, da SASC, destacou o trabalho realizado pelos conselheiros e defendeu a criação do fundo para a Assistência Social. Ela também enfatizou a importância de criar orçamentos considerando a assistência social. 

"A gente tem que valorizar nossas conquistas. Tem a questão da construção do fundo, que é importante. A conferência é pra isso, pra gente construir nossas pautas, construir nossas políticas públicas e depois vamos pra nacional pra gente entregar um documento bem robusto, consistente, elaborado pra gente direcionar as políticas públicas desse país a partir do ano que vem. Discutir os orçamento com o olho na Assistência, brigar pela assistência no orçamento", destacou. 

Estefânia Santos, presidente Estadual do Conselho Nacional de Assistência Social do Piauí, destacou a importância da presença do ministro Wellington Dias e de outras autoridades no encontro.

"O Conselho Nacional está com uma agenda em todo o país e esse momento é com a região Nordeste. Nós temos aqui presentes todos os conselhos da região Nordeste e também conselheiros municipais do interior do Piauí, gestores, a presença do Ministro de Desenvolvimento e nosso vice-governador. Estamos no período de conferência que é um momento de avaliarmos a assistência social e propor diretrizes para os municípios, Estado e para União. Então é importantíssima a presença deles pra gente fortalecer esse debate da conjuntura atual da assistência social", finalizou.