Missões internacionais projetam empresas piauienses no cenário global

Além de divulgar as potencialidades do estado, os compromissos abrangem contatos comerciais, propostas de cooperação e investimentos em diversas áreas

A consolidação e expansão das relações comerciais do Piauí com países do exterior é uma das prioridades da política econômica do Governo do Estado. As missões internacionais  lideradas pelo governador Rafael Fonteles, articuladas por meio da Investe Piauí, se configuram numa estratégia de avanço que gera frutos positivos. O intercâmbio de informações abre novos horizontes para empresas piauienses.

O empresário Luciano Bandeira, da AUGE Agrocarnaúba LTDA, é um exemplo desse sucesso. Presente na Missão Empresarial do Piauí, em Xiamen, na China, o empresário destaca que participar das missões articuladas pela Investe Piauí em Portugal e na própria China (2023) fez aumentar suas exportações para mais de 30 países, mostrando resultados concretos das parcerias estabelecidas.

  
Missões internacionais projetam empresas piauienses no cenário global Divulgação
 
 
 

“Antes de Portugal, as nossas vendas eram mais locais. O máximo que a gente conseguia era no sul do país. Hoje, depois dessas missões tanto de Portugal como da China, como está ocorrendo agora, a gente já está em 32 países. Já conseguimos mandar o produto embalado para o consumo do final”, comemorou Luciano.

Desde o início de 2023, Rafael já viajou à América do Norte, Ásia, África, Europa e Oceania, em missões oficiais que buscam situar o Piauí no cenário internacional. Além de divulgar as potencialidades do estado, os compromissos abrangem contatos comerciais, propostas de cooperação e investimentos em diversas áreas, incluindo energias limpas, para desenvolver o Piauí.

Rafael entende que o governo tem o dever de contribuir na relação entre poder público, setor produtivo e entidades da sociedade civil, em prol do desenvolvimento. “A Investe Piauí é este instrumento poderoso que temos no Piauí para, exatamente, alavancar essa sinergia. O papel dela é acompanhar os investidores que querem investir no Piauí e, ao mesmo tempo, acompanhar os empreendedores do Piauí que querem fortalecer suas parcerias comerciais dentro e fora do Brasil”, destacou Fonteles.

Na China, desta vez, um grupo de 80 empresários piauienses terá um Encontro de Negócios com comerciantes asiáticos da província de Fujian, visando estimular novas parcerias de negócios. Outro destaque é a visita à Feira de Cantão, a maior feira do mundo para importação de produtos, que permitirá aos empresários piauienses explorar novas ideias e oportunidades.

“Como jovem empreendedor, estou muito agradecido de ter a oportunidade de estreitar os laços comerciais da nossa empresa porque somos pequenos e ter uma oportunidade dessa que é uma coisa singular pra gente”, avaliou emocionado o empresário Gustavo Oliveira.