O Natal é um momento de celebrar e reunir toda a família, além da tradição de todos se juntarem para realizar a Ceia, mas para os moradores da região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, o momento foi de revolta. Em entrevista à TV Antena 10, eles relataram que estão há mais de quatro dias sem água em suas residências.
A dona de casa, Rosa Maria, relatou que não tem água nem para beber um copo d'água e tem que percorrer grandes distâncias para conseguir água para tomar seu remédio. "Tem sido péssimo, porque eu tenho problema de pressão e sem um pingo de água, e toda hora eu tenho que está banhando, olha a cor da minha roupa, porque não tem água pra gente banhar. Um comprimido pra mim beber, eu tenho que sair pedindo (água) lá do outro lado, no sítio. Sem água pra gente tomar, nem banhar ainda mais quem tem filho pequeno. A nossa situação é precária", disse.
Outra moradora, Maria Francisca, realizou uma cirurgia e contou que às vezes passa o dia sem tomar banho, por conta da constante falta de água na região. No local, também moram pessoas acamadas, pessoas com deficiência e outros que são ainda mais afetados pela falta de água.
"Nosso dia a dia é muito complicado, não tem água pra lavar uma louça, não tem água pra tomar um banho. Inclusive eu estou operada e tem dia que eu passo o dia todo sem tomar banho. Aqui nós temos cadeirantes, pessoas acamadas, tem bebezinho, tem mãe de resguardo. Fica difícil pra nós".
Moradores relatam também que é comum que eles passem o domingo inteiro sem água, mas a situação se agravou neste fim de ano com os moradores tendo que acordar de madrugada para conseguir encher os baldes de água, pois é o único horário do dia que caem águas nas torneiras dos moradores.
"Justamente agora neste final de ano, estamos com a semana todinha faltando água, falta de manhã, de tarde e de falta água de noite. A gente aqui mendigando água, passa o noite toda acordado para encher um balde d'água que nem satisfação eles aparecem para dizer o que está acontecendo e que providência vão tomar", ressaltou o dono de casa Marcelo.
O que diz a empresa?
À TV Antena 10, a Águas de Teresina informou que a falta de água na região se deve a manutenções emergenciais e nesses casos não é possível prever a suspensão. A empresa disse ainda que o abastecimento já está ativo na região e que disponibilizou um caminhão pipa para a população.