As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2023) serão aplicadas entre os dias 5 e 12 de novembro. De acordo com a Secretaria de Segurança do Piauí, a Polícia Militar em parceria com as demais forças de Segurança do estado, montaram um plano estratégico para garantir a segurança dos estudantes que irão realizar as provas. A estratégia deve mobilizar 810 policiais.
O policiamento deve iniciar a partir das 07h deste domingo (05/11), data em que ocorre a primeira etapa do exame, e deve permanecer até às 19h.
Segundo o chefe do Departamento Geral de Operações da PMPI - DGO, a Coronel Jacks Galvão, será montado ainda na sede do Quartel do Comando Geral, um Posto de Controle de Comando, que funcionará juntamente com as demais forças de segurança para acompanhar em tempo real as principais alterações e ocorrências no decorrer dos dias em que ocorrerá as provas.
“Toda a estrutura de segurança está pronta. Logo no início da manhã deste domingo estaremos com o nosso Posto de Comando de Controle, aqui no QCG, monitorando todas as ocorrências”, explica.
Ainda de acordo com o Chefe do DGO, o Plano Estratégico de Segurança para o Enem 2023 foi montado considerando o trajeto do estudante até o local de prova, como também as imediações dos locais em que as provas serão aplicadas. De acordo com a secretaria de segurança, serão 810 policiais envolvidos no policiamento dos 288 locais de aplicação de provas.
“A Secretaria de Segurança, a Polícia Militar, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e os demais órgãos envolvidos estão prontas. A distribuição do efetivo nos locais de provas, a segurança no entorno desses locais, o policiamento, a segurança dos estudantes no trajeto, tudo isso foi planejado para que tenhamos um certame realizado com o máximo de segurança e tranquilidade para aqueles alunos que irão fazer a prova”, finalizou.