A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou, nesta semana, a Operação Carcará 01, que resultou na aplicação de aproximadamente R$ 550 mil em multas ambientais e no embargo de áreas desmatadas ilegalmente. A ação fiscalizou 36 áreas com alertas de desmatamento, confirmando danos ambientais em uma extensão total de 540 hectares.
Durante a operação, também foram feitas apreensões significativas, incluindo 60 m³ de madeira serrada, um caminhão Scania R540 e duas carretas utilizadas no transporte ilegal de madeira.
A equipe de fiscalização percorreu os municípios de Simplício Mendes, Avelino Lopes, Curimatá, Júlio Borges, Morro Cabeça no Tempo e Parnaguá, regiões com histórico de desmatamento ilegal e extração clandestina de Aroeira (Myracrodruon urundeuva) — espécie nativa protegida por lei.
“A Operação Carcará 01 é uma resposta direta ao avanço do desmatamento ilegal no estado. Estamos intensificando a presença do poder público em áreas críticas para coibir essas práticas criminosas e garantir a preservação dos nossos recursos naturais", disse o gerente de fiscalização da Semarh, Mário Filho, sobre a ação.