A população do município de Canto do Buriti, no interior do Piauí, foi surpreendida com um decreto do prefeito Marcus Felipe Nunes Alves (PP) que determinou o fechamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) na região por uma semana em virtude das festividades de Carnaval.
Conforme documento, publicado na última semana, ficou decretado ponto facultativo ao longo de toda a semana para os servidores da saúde, fechando assim, as UBS’s da cidade. A medida está sendo bastante criticada por populares da região que, sem ter atendimento médico, precisam se deslocar para outros municípios.
O gestor decretou o ponto facultativo nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de fevereiro. (Segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira), respectivamente. O feriado de Carnaval é apenas nesta terça-feira (21), na quarta (22), como em todo o Brasil, as atividades são retomadas. No entanto, no município, o serviço de saúde só voltará na próxima semana.
Ainda segundo o decreto, o prefeito destacou que “excetua-se o disposto neste artigo o trabalho executado por serviço de urgência, plantão ou necessidades indispensáveis ao funcionamento, como os serviços de SAMU, Coleta de Resíduos (Lixo) e Vigilância de Prédios Públicos, e outros que a critério de cada Secretaria Municipal, em razão de sua natureza, não possa ser suspensas suas atividades durante o período, ficando cada Secretaria na obrigação de disciplinar o atendimento ao público em escala de trabalho específico”, diz o documento.
Na segunda-feira (20), dezenas de populares estiveram na UBS Centro buscando atendimento médico, consultas e medicamentos, mas o local estava completamente fechado. Populares estão revoltados com o caso.
Outro lado
O A10+ não conseguiu contato com a Prefeitura de Canto do Buriti para comentar o caso. O espaço segue aberto para esclarecimentos através do e-mail: redacao@a10mais.com