O prefeito Silvio Mendes assinou nesta quinta-feira (09) a ordem de serviço para a execução das obras da galeria do Torquato Neto, uma das mais importantes intervenções de drenagem urbana da capital. O investimento total é de R$ 121,8 milhões, garantidos por meio de uma operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal.
A galeria terá aproximadamente 11 quilômetros de extensão, percorrendo uma área de terreno acidentado que se estende do bairro Torquato Neto até o bairro Portal da Alegria. A previsão é de que a obra completa seja entregue em 3 anos.
O prefeito Sílvio Mendes destacou a importância e a complexidade do projeto, que deve beneficiar diretamente milhares de famílias que sofrem com alagamentos durante o período chuvoso.
"A galeria tem cerca de 11km de extensão numa área acidentada e que vai acabar esse sofrimento de 5 mil famílias para não sofrerem mais as consequências do alagamento. Uma obra grande, complexa e que foi contratada por 121,8 milhões de reais. É uma obra complexa, precisa ter paciência, mas vai começar!", disse o prefeito Sílvio Mendes.
Para os moradores da região, o início das obras representa uma conquista esperada há anos. "É muito importante para a qualidade de vida. Temos certeza que essa obra vai trazer isso. Pedimos qualidade de vida há anos, em todas as entrevistas que damos", afirmou John Silva, vice-presidente da Associação de Moradores do Torquato Neto.
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI), Gerardo Fonseca, ressaltou que investimentos em drenagem urbana são fundamentais para o desenvolvimento sustentável das cidades.
"A drenagem urbana é um ponto essencial para que a cidade mantenha seu nível de crescimento e lide com os transtornos causados pelo aquecimento global, que é o que provoca esse volume de água imenso durante o período chuvoso", disse Fonseca.
Com o início das obras, a expectativa é de que problemas históricos de alagamentos sejam resolvidos, trazendo mais segurança e qualidade de vida para cerca de 5 mil famílias da região sul de Teresina.