Prefeito de Picos anuncia transporte coletivo gratuito após PRF constatar irregularidades em ônibus que transportava estudantes

O prefeito atribuiu os problemas à uma herança da gestão anterior, mas disse que será resolvido

O prefeito de Picos, Pablo Santos, anunciou nessa segunda-feira (07) o transporte coletivo gratuito depois que um ônibus que levava estudantes para a Universidade Federal do Piauí foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com diversas irregularidades.

Pablo declarou que as irregularidades são uma espécie de herança da gestão anterior e disse ainda que, enquanto não houver uma solução definitiva, não será cobrada tarifa da população pelo uso do transporte. 

  

Pablo Santos, prefeito de Picos TV Antena 10
   

“É triste e lamentável o que está acontecendo, mas infelizmente assumimos uma herança de mais de 10 anos com esse problema. Não estou aqui para culpar, mas sim para resolver”, afirmou Pablo.

A PRF constatou mais de 15 irregularidades nos veículos da empresa atualmente responsável pelo serviço, incluindo documentação atrasada desde 2020, falta de cinto de segurança, extintores vencidos, para-brisa trincado, além da ausência de curso especializado por parte dos motoristas para o transporte de passageiros. Os ônibus faziam o trajeto de estudantes até a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e as condições precárias geraram diversas denúncias.

O prefeito garantiu que a Prefeitura trabalha para restabelecer o serviço até quarta-feira, de forma emergencial. “Os alunos não podem sofrer, as pessoas não podem ser penalizadas por isso”, concluiu.

A suspensão dos ônibus também levou à paralisação temporária das aulas tanto na UESPI quanto em uma faculdade particular próxima, já que muitos estudantes dependem do transporte coletivo para chegar ao campus.