Projeto 60+ expande atendimento gratuito para idosos em quatro novos núcleos

Serão atendidos moradores dos bairros Alto da Graça, Dirceu, Monte Castelo e São João

Criado com o objetivo de promover saúde e bem-estar para a população idosa de Teresina, o Projeto 60+ ampliou, neste ano de 2025, seu alcance. Agora, é oferecido atendimento gratuito para idosos em quatro novos núcleos, localizados nos bairros Alto da Graça, Dirceu, Monte Castelo e São João. A iniciativa é do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) com financiamento da Secretaria Estadual de Saúde e parceria com o setor privado.

Com a implantação desses novos núcleos, o projeto passa a atender cerca de 450 pessoas, proporcionando serviços voltados especialmente para a faixa etária dos participantes. O projeto oferece serviços como atendimento médico especializado, atividades físicas e momentos de diversão, tudo de forma gratuita.

 

Projeto 60+ expande atendimento gratuito para idosos em quatro novos núcleos
 
  

Desde 2023, o 60+ atende as comunidades dos bairros São Pedro, Mocambinho, Morada do Sol, Santa Maria da Codipi e Parque Piauí, e tem atingido resultados positivos. Através da prática de exercícios e acompanhamento médico, o projeto ajuda na transformação dos hábitos de vida da pessoa idosa e de sua família, promovendo autonomia e autoestima, aumentando, desta forma, a expectativa de vida dos participantes.

Os núcleos são instalados em pontos estratégicos dos bairros, com uma programação que prioriza a saúde e a socialização dos idosos. Durante a semana, são oferecidas aulas de educação física, brincadeiras e oportunidades para interagir com pessoas da mesma idade, o que tem contribuído significativamente para a qualidade de vida dos participantes.

Denise da Silva, que faz parte do Núcleo Parque Piauí, criado em 2023, compartilha sua experiência: “Eu gosto do Projeto 60+, porque me deu uma nova vida. Eu vivia dentro de casa com meu marido, que só ia do fundo de uma rede ao nosso quintal, mexendo no celular. Aí eu disse para ele que precisávamos procurar um recurso, pois nossos filhos teriam trabalho com a gente no futuro. Foi quando eu vi na televisão, liguei para o número e fiz a inscrição. No começo, ele ficava meio lá, meio cá, mas agora ele me chama para participar e eu amo!”

Além das atividades regulares, o projeto também oferece atendimentos multiprofissionais, com consultas e exames de acordo com a demanda de cada idoso. Isso inclui acompanhamento nutricional, fisioterapêutico, geriátrico e psicológico, todos realizados por médicos qualificados. Dessa forma, o Projeto 60+ garante um acesso à saúde amplo e integral, considerando todos os aspectos da vida dos idosos, como alimentação, saúde física e mental.

Joana Pereira da Silva Sousa, uma das participantes do novo núcleo do Alto da Graça, expressa sua gratidão: “Nasci e me criei aqui na comunidade Alto da Graça e nós precisávamos de um projeto como esse para alavancar a nossa idade, porque aqui para a nossa idade não temos nada. E, então, apareceu esse projeto maravilhoso e está sendo tudo ótimo.”

“É muito importante o desenvolvimento desse projeto para as pessoas idosas, esse público tão carente de serviços que visam melhorar a autoestima deles. Aqui, os beneficiários do 60+ são protagonistas de suas histórias. Por isso, o governo precisava ampliar esses atendimentos e foi o que fizemos. Passamos de 05 para 09 bairros”, declara a superintendente da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso.

O Projeto 60+ não apenas oferece serviços essenciais, mas também cria um espaço de acolhimento e interação, promovendo uma nova perspectiva de vida para os idosos. Com essa expansão, a iniciativa reafirma seu compromisso em melhorar a qualidade de vida da população idosa, garantindo que todos tenham acesso a cuidados de saúde e oportunidades de socialização, fundamentais para uma vida plena e ativa no 60+.