Sead implanta plantão de atendimento psicológico para servidores estaduais

O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (28), e faz parte da campanha do Setembro Amarelo

A Secretaria da Administração (Sead), por meio do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público (Ciaspi), vai implantar um plantão de atendimento e acolhimento psicológico para os servidores estaduais. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (28), durante as ações desenvolvidas na secretaria que fazem parte da campanha nacional do Setembro Amarelo, época dedicada à valorização da vida e prevenção ao suicídio. 

O plantão psicológico será um serviço de acolhimento e forma reduzir os índices de afastamento do servidor por conta do adoecimento mental. “Tratar a saúde mental é muito importante, tanto para a área pessoal como para as nossas relações de trabalho, e muitas vezes o servidor não tem acesso a profissionais da área. Pensando nisso, vamos disponibilizar nossa equipe de psicólogas para esse primeiro atendimento, sempre que alguém precisar e sentir necessidade. Nossa demanda de trabalho será espontânea, ou seja, tem que partir do servidor”, explicou Aline Melo, diretora do Ciaspi.

  
Sead implanta plantão de atendimento psicológico para servidores estaduais
Reprodução/ Governo do Piauí
 
 
 

O servidor poderá ter acesso ao serviço de duas maneiras. Uma quando alguma secretaria estadual detectar a necessidade de ter um psicólogo. Esta entrará em contato com o Ciaspi e, a partir daí, será enviado um psicólogo ao órgão para ficar disponível para os atendimentos. A outra forma é com o servidor entrando em contato direto com o Ciaspi para agendar sua consulta, através do contato: (86) 99404 4164. 

Esse ano a campanha do Setembro Amarelo traz como lema “Se precisar, peça ajuda!”. Durante o lançamento da ação, os servidores da Sead participaram de ginástica laboral, roda de conversas com psicólogas e atendimentos à serviços de saúde como massagens, dicas nutricionais, aferição de pressão, testes de glicemia e vacinas ofertadas pelo Centro de Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador (Cerest).

O superintendente de Gestão de Pessoas da Sead, Garcias Guedes, explica que essas ações são uma forma de acolhimento e valorização do servidor público estadual. “Toda essa mobilização faz parte de uma política de valorização do servidor, na qual promovemos cuidados com a saúde e segurança. Cuidar da saúde mental é primordial e nosso intuito é sempre estimular práticas que contribuam com o bem-estar de todos”, destacou.

Ao longo do mês de setembro o Ciaspi promoveu uma programação atuando junto às secretarias na realização das atividades do Setembro Amarelo, onde trabalhou a temática da saúde mental e valorização da vida. Com uma equipe multidisciplinar, foram realizadas rodas de conversas, blitz com materiais informativos, entrega de cartilhas e oferta de serviços de saúde. “Nossa atuação é justamente essa, agir em parceria com as demais pastas levando nossos serviços para a promoção da saúde e segurança do servidor”, concluiu Aline Melo.

  
O CIASPI também ofertou serviços de saúde
Reprodução/ Governo do Piauí