(Atualizada às 13h02)
O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (UB), listou 10 tópicos de mudanças que serão tomadas para melhorar o trânsito da capital a partir de 2025. Entre as mudanças, previstas na gestão Mendes, estão a liberação das faixas exclusivas para ônibus para o tráfego de motos e táxis e a licitação para mais 590 novas paradas de ônibus. O sistema de transporte público foi um dos problemas da gestão Dr. Pessoa e o prefeito eleito pretende mudar essa situação.
A capital registrou até outubro deste ano, 3013 acidentes de trânsito com danos materiais, 810 deles com vítimas e 46 com mortes. Foi marcada para esta terça-feira (17) uma reunião com as empresas de ônibus para negociar a volta da prestação de serviços à população.
Entre as medidas, Silvio Mendes também anunciou que serão instaladas mais de 480 câmeras de trânsito para melhorar a segurança pública na capital. Além das motos e táxis, os carros também poderão utilizar a faixa de ônibus, mas com observação.
Confira abaixo as mudanças elencadas pelo prefeito eleito:
- As faixas exclusivas dos ônibus serão liberadas para motos e para táxis, ocupados ou não. O uso das faixas pelos carros de aplicativos aguardarão regulamentação aprovada pela Câmara de Vereadores;
- Os demais carros poderão ocupar as faixas dos ônibus após passarem pela rua antes de uma conversão;
- No período das 23 horas até 5 horas não haverá multas nos cruzamentos das ruas sinalizadas, que ficarão com as luzes amarelas em forma de alerta. A velocidade permitida deverá ser observada pelos condutores;
- As faixas dos ciclistas serão exclusivas até as 21 horas, quando será permitido o estacionamento de carros;
- Será providenciada nova licitação para todas as 590 paradas de ônibus;
- Será licitada um novo sistema de placas com os endereços das ruas e avenidas;
- Serão instaladas sinalizações “onda verde”, facilitando o fluxo de veículos mais rápidos;
- Serão instaladas 489 câmeras novas pelas vias de Teresina, o que facilitará o trabalho de segurança pública e transporte. Estas câmeras poderão regular o tempo dos sinais, conforme o fluxo de veículos.
- A Prefeitura de Teresina buscará trabalhar com as instituições (Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Policias Militar e Civil) para ações preventivas e de repressão aos crimes;
- No caso de acidentes nas vias públicas em Teresina, ligar para a Strans no número 118 para que faça o controle e fluxo do trânsito. Em casos de acidentes com lesões corporais e/ou vítimas, entrar em contato com a Delegacia de Acidentes e SAMU (192).