Sistema de Monitoramento registra abalo sísmico em Domingos Mourão, Piauí; especialista diz que tremor é de baixa magnitude

Esse tipo de abalo é mais comum nas regiões do estado onde há terrenos mais antigos

O Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil registrou um abalo sísmico na cidade de Domingos Mourão, no interior do Piauí. O tremor, segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil estadual, Werton Costa, não apresentou risco real aos moradores já que foi considerado de baixa magnitude. Esses abalos são mais comuns em regiões do estado com terrenos mais antigos.

A vibração foi registrada na área rural do município de Domingos Mourão, com magnitude de 2,1 graus na Escala Richter. Segundo Werton, esse tremor é considerado de baixa magnitude.

  
Domingos Mourão, interior do Piauí Reprodução
 
 
 

“Ele não é capaz de provocar fissuras em imóveis. E mesmo há uma grande dificuldade das pessoas sentirem essa vibração, às vezes uma leve tontura. Como não houve nenhum comunicado por parte da população na área rural, é provável que o sismo, ou tremor, tenha se manifestado numa área pouco habitada ou inabitada, disse.

Ele explica também que o território do Piauí está em uma área onde o terreno é mais flexível e esponjoso, capaz de absorver melhor os impactos. Por isso, a probabilidade de tremor dentro da área da bacia sedimentar é bem menor.

“Então os nossos sismos, os nossos tremores são de menor intensidade. Mas aquela área ali, na divisa da costa da Ibiapaba com a depressão sertaneja, a gente tem uma série de terrenos falhados, terrenos, fissurados, algumas rachaduras, e essas falhas geológicas facilitam o deslocamento das vibrações”, detalha.

Diferentemente dos modelos atmosféricos, em que é possível ver e monitorar o deslocamento das massas de ar, os equipamentos atuais não são capazes de prever os tremores.