Teresina recebe consultoria através de Cooperação Alemã no Brasil para planejar sistema de eletromobilidade do transporte público

A Agenda Teresina 2030 será responsável pelo planejamento desse modal, com o suporte técnico da GIZ

A capital Teresina, no Piauí, vai receber consultoria, através de parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH – Cooperação Alemã no Brasil, para a implantação de projetos de eletromobilidade no transporte público urbano.

A cidade de Teresina foi contemplada no edital de mobilidade sustentável do Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – do governo federal. A Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação e a Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans), será responsável pelo planejamento desse modal, com o suporte técnico da GIZ.

  

Prefeitura de Teresina anuncia passe livre no transporte público
TV Antena 10
   

A parceria terá início ainda neste mês, com a visita de técnicos da GIZ a Teresina. Durante essa missão, será definido um cronograma de atividades com metas para os meses de janeiro e fevereiro. “Essa iniciativa é um primeiro passo para que Teresina possa planejar uma transição no modelo do transporte público, pensando no futuro e na sustentabilidade ambiental”, destacou Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.

Além disso, serão realizadas inspeções nos locais destinados à instalação dos eletromodais, visitas ao Centro de Comando Operacional e reuniões com as equipes técnicas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

"A emissão de gases do efeito estufa pelo setor do transporte é o principal fator de contribuição da capital para as mudanças climáticas. Esses dados foram confirmados pelo estudo realizado durante a elaboração do Plano de Ação Climática. Por isso, é fundamental que a cidade tenha um planejamento para que possa fortalecer seu transporte público coletivo, com foco em sustentabilidade", acrescentou a PMT.