Três rios no Piauí estão em cota de inundação e alerta devido às fortes chuvas

Em Barras, prefeitura realiza cadastramento de famílias que moram em áreas ribeirinhas

Devido às fortes chuvas que seguem no Piauí, três rios estão em cota de atenção e de inundação no estado. No boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), neste sábado (01), os rios Marataoan, em Barras, e Longá, em Esperantina, atingiram o nível de inundação. Já em Luzilândia, segue na cota de alerta.

 

Rio Longá em Esperantina atingiu a cota máxima de inundação, aponta boletim
Kleber Oliveira / Revista AZ

   

"A situação de alagamento de localidades da cidade requer monitoramento. E a Prefeitura de Barras vem fazendo o cadastramento de famílias que moram nas áreas ribeirinhas para evitar transtornos decorrentes das chuvas", afirmou a Prefeitura de Barras.

Os dados do CPRM mostram que na madrugada, o rio Marataoan chegou a 417cm, ficando bem próximo da cota de inundação e a previsão é que ele chegasse até 427cm nesta manhã, ultrapassando a cota.

O rio Longá está em cota de inundação desde a sexta-feira (31). O boletim aponta que na manhã deste sábado (01) o rio seguiu com 13cm acima da cota de inundação. Em Luzilândia o rio atingiu a cota de 530cm e nas primeiras horas da manhã desceu oito centímetros se mantendo no nível de alerta.  

A situação é mais estável na cidade de Floriano onde a estação Barão de Grajaú permanece abaixo da cota de atenção. A barragem da Chesf, em Teresina, segue bem abaixo do nível de inundação