Devido às fortes chuvas que seguem no Piauí, três rios estão em cota de atenção e de inundação no estado. No boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), neste sábado (01), os rios Marataoan, em Barras, e Longá, em Esperantina, atingiram o nível de inundação. Já em Luzilândia, segue na cota de alerta.
Kleber Oliveira / Revista AZ
"A situação de alagamento de localidades da cidade requer monitoramento. E a Prefeitura de Barras vem fazendo o cadastramento de famílias que moram nas áreas ribeirinhas para evitar transtornos decorrentes das chuvas", afirmou a Prefeitura de Barras.
Os dados do CPRM mostram que na madrugada, o rio Marataoan chegou a 417cm, ficando bem próximo da cota de inundação e a previsão é que ele chegasse até 427cm nesta manhã, ultrapassando a cota.
O rio Longá está em cota de inundação desde a sexta-feira (31). O boletim aponta que na manhã deste sábado (01) o rio seguiu com 13cm acima da cota de inundação. Em Luzilândia o rio atingiu a cota de 530cm e nas primeiras horas da manhã desceu oito centímetros se mantendo no nível de alerta.
A situação é mais estável na cidade de Floriano onde a estação Barão de Grajaú permanece abaixo da cota de atenção. A barragem da Chesf, em Teresina, segue bem abaixo do nível de inundação