A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) verificou a possibilidade de chuvas no Piauí até o dia 21 de outubro. A previsão meteorológica é da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece), ligada à Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica.
As precipitações poderão ocorrer com maior incidência na porção centro-sul, abrangendo as mesorregiões sudeste, sudoeste e parcela mais ao sul da mesorregião centro-norte.
Conforme o modelo de previsão meteorológica do European Center for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), as condições favoráveis à entrada de umidade devem ser mais frequentes entre os dias 16 e 20 de outubro. Essa umidade, ao interagir com a atmosfera quente e seca registrada nos últimos dias no estado do Piauí, cria um ambiente propício para a formação de nuvens carregadas, com potencial para provocar ventanias, chuvas intensas e, em alguns casos isolados, queda de granizo.
Os sistemas explicam que em superfície temos uma frente fria no litoral da Bahia, que embora esteja no Oceano, favorece o fluxo de umidade em baixos níveis. Além disso, em altos níveis há forte divergência devido à presença de um cavado, nome dado a uma área de instabilidade que favorece a formação de nuvens de tempestade.
“Nesse sentido, os maiores volumes esperados no referido recorte temporal serão para municípios das mesorregiões sudoeste. Não se descarta a possibilidade de ocorrência de chuvas em menor volume em outras áreas do território piauiense“, ressalta a coordenadora da sala e climatologista, Sara Cardoso.
Dicas de prevenção
O órgão recomenda em caso de chuvas com rajadas de vento e possibilidade de queda de raios, que a população não se abrigue debaixo de árvores devido ao risco de queda galhos e de raios. Há orientação também para não estacionar veículos próximos a torres de tv, debaixo de árvores, próximos a outdoors. Se estiver em área urbanizada, pontos de alagamento poderão ser ativados em condições de chuvas, e a dica é não atravessar ruas alagadas e procurar abrigo. Se estiver em casa, evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados direto na tomada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE) informam ainda, que estão monitorando a situação e que se faz necessário verificar a atualização dos informes especiais através dos portais oficiais.
Em caso de dúvidas o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193). Mais informações podem ser acessadas no site do Inmet: https://portal.inmet.gov.br/.