O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (16), novos alertas de chuvas intensas para todos os 224 municípios do Piauí. A previsão é de ventos que podem atingir entre 40 a 100km/h.
O alerta amarelo, de perigo em potencial, prevê chuvas de até 50 mm/dia com ventos que podem varias entre 40 a 60 km/h. O aviso é válido para as regiões localizadas no sudeste e no centro-norte do estado. O risco de alagamentos, corte de energia e queda de galhos de árvores é baixo.
A previsão do alerta laranja, de perigo, é de chuvas entre 50 e 100 mm/dia para as demais regiões, com ventos que podem chegar a 100 km/h. O risco de descargas elétricas e alagamentos é alto.
Em caso de perigo, a população deve acionar a Defesa Civil, no número 199, e o Corpo de Bombeiros, através do 193.
Governo do Piauí cria comitê de crise e intensifica ações para minimizar os impactos das fortes chuvas
O governador em exercício, Themístocles Filho, reuniu, nesta quinta-feira (16), gestores estaduais para discutir medidas de prevenção e para minimizar os impactos das fortes chuvas que atingem diversas regiões do Piauí.Entre as áreas mais afetadas está o município de Picos, onde cerca de mil pessoas estão desalojadas.
O chefe do Executivo em exercício acionou o Gabinete de Crise, formado por diversas secretarias, para coordenar ações de resposta rápida e efetiva diante das adversidades enfrentadas neste momento. O grupo será oficializado em decreto ainda a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).