A quinta-feira (11) e sexta-feira (12) podem ser de chuvas isoladas em algumas cidades das regiōes Centro e Norte do Piauí, enquanto Sul e Sudeste podem registrar umidade abaixo de 30%, é o que aponta um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As alterações acontecem por conta do deslocamento do Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) que atinge o Nordeste.
A climatologista Sara Cardoso, coordenadora da sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria Meio Ambiente do Piauí, explica que esse fenômeno não deve acontecer com frequência no estado, e que a partir do final de semana as temperaturas já voltam a subir.
“Temos dois sistemas atuando em conjunto no Piauí. O primeiro é o Distúrbio Ondulatório de Leste que traz umidade e provoca chuvas no litoral. E temos a atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul, que apesar de ocorrer no Atlântico Sul empurra essa umidade para dentro da nosso território e como resposta, nós observamos algumas chuvas isoladas no estado”, esclareceu.
A partir de hoje, segundo o instituto, os ventos estarão mais intensos, podendo chegar a 60 K/h, especialmente no Centro, Sudeste e Sudoeste do Piauí. As maiores temperaturas deverão variar entre 34°C e 36°C no centro-norte do estado. Por conta dessas condições, a umidade relativa do ar pode chegar a menos de 30%.
“Nós tivemos umidades que ficaram, inclusive, na casa do 15% e as temperaturas já estão ficando recorrentes acima dos 35°C, ficando com 37°C em vários municípios do Sul do estado”, disse.
A climatologistas conclui afirmando que em breve a população piauiense começará a viver a sensação térmica do B-R-Ó-BRÓ, que inicia oficialmente em setembro.