Governo prorroga validade de concurso da PiauíPrev por mais um ano no Piauí

O novo prazo de validade passa a contar a partir de 7 de fevereiro de 2026

O Governo do Piauí prorrogou, por mais um ano, o prazo de validade do concurso público da Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev). A decisão consta na Portaria nº 9, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (3). 

Palácio de Karnak divulgação / Governo do Piauí
   

O certame, regido pelo Edital nº 02/2024, destinado ao provimento de cargos do quadro permanente da fundação, havia sido homologado em fevereiro de 2025. "Com a medida, a administração estadual mantém a possibilidade de convocação de candidatos aprovados, diante da necessidade de preenchimento de vagas, especialmente para o cargo de analista previdenciário", afirmou o governo.

Segundo o texto, a prorrogação está amparada no próprio edital do concurso, que autoriza a extensão do prazo de validade. O novo prazo de validade passa a contar a partir de 7 de fevereiro de 2026.

O concurso

Em junho do ano passado, o governador Rafael Fonteles empossou os 41 aprovados no concurso público para os cargos de analista governamental e analista previdenciário do Governo do Estado.  Os novos servidores são 33 analistas governamentais — 17 lotados na Secretaria da Administração (Sead) e 16 na Secretaria do Planejamento (Seplan) —, além de oito analistas previdenciários que irão atuar na Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev).

Com 110 vagas, mais de 6 mil pessoas se inscreveram. Para a Seplan foram 45 vagas para o cargo de analista governamental, sendo 25 vagas para a especialidade de planejamento e orçamento. A Seplan ainda ofereceu vagas para a especialidade em infraestrutura, sendo 1 vaga para formação superior em arquitetura, 5 vagas para engenharia civil, 1 vaga para engenharia de agrimensura, 3 vagas para engenharia elétrica e 10 vagas para formação em tecnologia da informação.

Entre os inscritos, 1.525 candidatos optaram pelo cargo de analista previdenciário, enquanto 4.479 escolheram concorrer às vagas de analista governamental.