Comissões da Assembleia Legislativa do Piauí aprovam projeto do Governo que institui novo Refis no Piauí

A expectativa é de que, com o novo Refis, o Estado amplie a recuperação de créditos tributários e ofereça aos contribuintes condições facilitadas

O projeto do Governo do Estado que institui o Programa de Recuperação de Créditos Tributários (Refis) foi apreciado e aprovado, nesta terça-feira (04), pelas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFCFT) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A proposta ainda será analisada em Plenário.

O texto do Executivo cria parcelamentos de débitos relacionados ao ICMS, ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), ao IPVA e ao Licenciamento. Segundo o Governo, “o referido Projeto tem como objetivo oportunizar aos contribuintes opção mais simples e ampla de parcelamento de débitos e assim superar os obstáculos que os impedem de cumprirem suas obrigações tributárias”.

  

Comissões da Assembleia Legislativa do Piauí aprovam projeto do Governo que institui novo Refis no Piauí
Reprodução
   

Pelo projeto, débitos de ICMS poderão ser pagos em até 60 parcelas, com descontos progressivos:

Já o parcelamento de débitos de ITCMD, IPVA e Licenciamento poderá ser feito em até 12 parcelas, com reduções de 95% a 70% nos valores de juros e multas.

A expectativa é de que, com o novo Refis, o Estado amplie a recuperação de créditos tributários e ofereça aos contribuintes condições facilitadas para regularização fiscal.