Comitiva do Senado chega hoje aos EUA em busca de diálogo para rever tarifas de Trump

Reuniões com parlamentares, empresários e especialistas de comércio marcam agenda política no exterior

Uma comitiva de senadores brasileiros chega neste sábado (26) nos Estados Unidos para ampliar o diálogo e negociar a tarifa de 50% impostas pelo presidente americano, Donald Trump, às exportações do país. A taxa passa a valer em 1° de agosto.

Com atuação na semana decisiva, parlamentares preveem uma agenda política e com empresários entre os dias 28 e 30 de julho.

  
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), participam de comitiva aos EUA
Saulo Cruz/ Agência Senado
 
 
 

O grupo é composto por oito congressistas, com liderança do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). A missão oficial se concentra na capital Washington e busca retomar o espaço de conversas para apoiar ações da diplomacia brasileira.

Trad destacou que o encontro é voltado para buscar uma resposta a crise, em tentativa de impedir impactos econômicos negativos ao Brasil.

“Não viemos aqui para confrontar. Viemos para conversar”, afirmou. Trad também disse que as conversas são voltadas para “preservar empregos”.

Na segunda-feira, os senadores iniciam a programação com reuniões na Embaixada do Brasil em Washington às 8h30.

A partir das 13h, eles participam de encontros na sede da U.S. Chamber of Commerce com lideranças empresariais e representantes do Brazil-U.S. Business Council.

A agenda inclui reuniões com parlamentares norte-americanos, empresários, especialistas em comércio internacional e representantes de organismos multilaterais. A programação dos demais dias ainda será divulgada pela assessoria de Trad.

O foco é demonstrar a disposição do Legislativo brasileiro em fortalecer a interlocução bilateral e construir pontes institucionais em resposta ao cenário de incertezas.

O grupo defende que os canais técnicos e diplomáticos com os EUA permaneçam ativos, mas que sejam acompanhados de uma articulação política em alto nível, como forma de demonstrar disposição ao diálogo e à construção de soluções de longo prazo.

Comitiva nos EUA

A comitiva está nos Estados Unidos, com apoio do governo federal, e recebeu orientações do Itamaraty para ampliar diálogo.

Uma reunião na última quarta-feira (23) reuniu representantes e nomes ligados às relações internacionais, como o chanceler Mauro Vieira e a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti.

O grupo conta com nomes que defendem o agronegócio, governistas e alguns representantes da oposição. Veja a lista: