O Piauí conquistou a 2ª posição no Ranking Nacional do Índice de Desempenho na Gestão das Transferências Discricionárias e Legais da União (IDTRU-DL), com um índice de 64,71. Além disso, garantiu o 1º lugar no Nordeste, consolidando-se como referência na gestão eficiente dos recursos federais. Desde fevereiro de 2024, o estado mantém-se entre os três primeiros colocados no ranking.
O IDTRU-DL é um índice que avalia o desempenho dos Estados e municípios no uso de recursos transferidos pela União. Ele é composto por dez indicadores, que analisam desde a aprovação de propostas pelo governo federal até a execução e prestação de contas das ações realizadas. Esses indicadores permitem ao governo federal monitorar se os recursos estão sendo corretamente aplicados para atender às necessidades da população.
De acordo com o diretor de Gestão de Convênios e Repasses da Seplan, Márcio Sampaio, a posição de destaque do Piauí reflete o bom desempenho na gestão dos instrumentos de transferências discricionárias e legais, especialmente no que diz respeito às propostas aprovadas pela União.
“Além disso, a execução e a prestação de contas dos instrumentos celebrados têm garantido a correta aplicação dos recursos públicos para beneficiar a população do estado. Desde a alteração na metodologia de cálculo desse índice, em junho do ano passado, o Piauí vem apresentando uma evolução significativa. Saímos da 13ª posição em junho de 2023 para o segundo lugar em julho de 2024, posição esta referente a dezembro desde ano, atrás apenas do Mato Grosso do Sul”, destacou Márcio Sampaio.