A equipe de estudantes ganhadora do 11º lugar no Seduckathon recebeu na sede da Polícia Federal, em Teresina, os passaportes para o intercâmbio na Austrália, que ocorre de 2 a 6 de dezembro. Embora o regulamento do Seduckathon, competição de programação organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), previsse intercâmbio apenas para as dez primeiras equipes, a diferença de apenas 0,1 ponto fez o governador Rafael Fonteles estender a premiação ao grupo de Lagoa Alegre.
Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Elon Machado Moita, de Lagoa Alegre (PI), Adrielly Costa, Ana Luiza Silva, Isabella Cristina Santos, Matheus Nascimento e Cecília Campos, juntamente com o professor orientador Isaias de Almeida participará do evento Young Entrepreneurs Showcase (YES), na cidade de Perth.
Na Austrália, os alunos terão contato com empreendedores do mundo todo, poderão apresentar suas ideias e aprender com outras startups em um dos maiores eventos de inovação da Austrália. “Vai ser uma experiência muito rica, tanto para o nosso crescimento pessoal quanto profissional. A gente quer voltar com a cabeça cheia de ideias e aplicá-las aqui no Piauí”, comentou o estudante Matheus Nascimento.
O Governo do Estado, por meio da Seduc, garantiu o custeio da emissão dos passaportes e de todas as despesas com estadia, alimentação e translado dos estudantes para a Austrália.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça o impacto dessa experiência para os jovens e para o estado do Piauí. “O Seduckathon já é um divisor de águas. Com iniciativas como essa, nós estamos formando jovens inovadores, preparados para competir em um mercado global. A experiência internacional trará não só conhecimento técnico, mas também amadurecimento, visão de mundo e liderança. E esse é o futuro que queremos: piauienses que podem transformar suas realidades e as de suas comunidades por meio da educação e da inovação”, destacou.
Para os jovens de Lagoa Alegre, um município de pouco mais de 7 mil habitantes, essa oportunidade significa abrir portas para novos horizontes, romper barreiras e elevar suas perspectivas de futuro. “Estamos muito felizes. Será uma experiência e tanto”, comenta a estudante Adrielly Costa, de 16 anos.
O time do Ceti Elon Machado Moita desenvolveu o projeto “O mundo virtual off books - Um Sistema Web para troca de livros”, uma plataforma digital voltada para incentivar o hábito da leitura, unindo tecnologia e sustentabilidade. O aplicativo permite a troca de livros usados e o acesso a livros pedagógicos em formato digital, promovendo a economia de papel e a inclusão de estudantes, até em áreas rurais, que terão acesso ao conteúdo mesmo sem internet.