A equipe de estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Elon Machado Moita, de Lagoa Alegre (PI), está em contagem regressiva para o intercâmbio educacional na Austrália, que ocorrerá de 2 a 6 de dezembro. O time, que ficou em 11º lugar no Seduckathon, recebeu os passaportes na sede da Polícia Federal, em Teresina.
Embora o regulamento do Seduckathon, competição de programação organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), previsse intercâmbio apenas para as dez primeiras equipes, a diferença de apenas 0,1 ponto fez o governador Rafael Fonteles estender a premiação ao grupo de Lagoa Alegre.
A equipe, liderada pelo professor orientador Isaias de Almeida e formada pelos estudantes Adrielly Costa, Ana Luiza Silva, Isabella Cristina Santos, Matheus Nascimento e Cecília Campos, participará do evento Young Entrepreneurs Showcase (YES), na cidade de Perth.
Na Austrália, os alunos terão contato com empreendedores do mundo todo, poderão apresentar suas ideias e aprender com outras startups em um dos maiores eventos de inovação da Austrália. “Vai ser uma experiência muito rica, tanto para o nosso crescimento pessoal quanto profissional. A gente quer voltar com a cabeça cheia de ideias e aplicá-las aqui no Piauí”, comentou o estudante Matheus Nascimento.
O Governo do Estado, por meio da Seduc, garantiu o custeio da emissão dos passaportes e de todas as despesas com estadia, alimentação e translado dos estudantes para a Austrália.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça o impacto dessa experiência para os jovens e para o estado do Piauí. “O Seduckathon já é um divisor de águas. Com iniciativas como essa, nós estamos formando jovens inovadores, preparados para competir em um mercado global. A experiência internacional trará não só conhecimento técnico, mas também amadurecimento, visão de mundo e liderança. E esse é o futuro que queremos: piauienses que podem transformar suas realidades e as de suas comunidades por meio da educação e da inovação”, destacou.
Para os jovens de Lagoa Alegre, um município de pouco mais de 7 mil habitantes, essa oportunidade significa abrir portas para novos horizontes, romper barreiras e elevar suas perspectivas de futuro. “Estamos muito felizes. Será uma experiência e tanto”, comenta a estudante Adrielly Costa, de 16 anos.
O time do Ceti Elon Machado Moita desenvolveu o projeto “O mundo virtual off books - Um Sistema Web para troca de livros”, uma plataforma digital voltada para incentivar o hábito da leitura, unindo tecnologia e sustentabilidade. O aplicativo permite a troca de livros usados e o acesso a livros pedagógicos em formato digital, promovendo a economia de papel e a inclusão de estudantes, até em áreas rurais, que terão acesso ao conteúdo mesmo sem internet.