Estudantes de Oeiras e Valença se preparam para intercâmbio após vencerem o maior hackathon de escolas públicas do mundo

Equipes das duas escolas foram vencedoras do Seduckathon 2025, maior maratona de tecnologia e empreendedorismo do mundo realizada com escolas públicas

Os estudantes do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Orlando Carvalho, de Oeiras, e do Ceti Dona Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso, de Valença, se preparam para uma experiência educacional que irá transformar suas vidas. Equipes das duas escolas foram vencedoras do Seduckathon 2025, maior maratona de tecnologia e empreendedorismo do mundo realizada com escolas públicas, promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI). 

Estudantes de Oeiras e Valença se preparam para intercâmbio após vencerem o maior hackathon de escolas públicas do mundo Seduc
   

Como parte da premiação, os estudantes participarão de um intercâmbio em centros de referência em tecnologia fora do país. A Seduc já iniciou o processo de emissão dos passaportes e organiza toda a logística da viagem, que inclui passagens, hospedagem e seguro internacional, tudo custeado pelo Governo do Estado, garantindo aos alunos um mês de imersão no exterior sem despesas para as famílias.

Os alunos de Valença vão embarcar para a Coreia do Sul e, durante um mês, irão estudar no Korea IT, centro de excelência em tecnologia e inovação que atua na formação de jovens para o mercado digital global.

“TI sempre me brilhou aos olhos, mesmo sem ter ninguém da área na minha família. Com o Seduckathon, eu me encontrei ainda mais na tecnologia. Foi tudo muito intenso e, agora, vamos conhecer outro país, outra realidade tecnológica, estudar mais, explorar tudo. A expectativa está a mil!”, comemora a estudante Júlia Beatriz Barbosa da Silva.

Ao lado de Júlia, o professor Manuel da Conceição Rufino Neto acompanhará a equipe de Valença no intercâmbio. “Participar do Seduckathon já era uma vitória. Estar entre os melhores projetos do estado é grandioso. E, agora, poder levar os alunos para estudar fora do país, vindo do interior do Piauí, é a realização de um sonho. Essas oportunidades rompem barreiras e mostram que nossos estudantes têm potencial para o mundo”, afirmou.

Já os estudantes de Oeiras seguem para Portugal, com destino ao Tumo – Centro de Tecnologias Criativas, referência em educação tecnológica para adolescentes e jovens criadores.

Beatriz Moreira da Silva vê o intercâmbio como uma chance de aprofundar conhecimentos e transformar o futuro. “Agora quero aprender mais, explorar novas tecnologias, ver como funciona o ensino fora do país. Vai ser uma experiência transformadora”, projetou.

A viagem está programada para acontecer no mês de setembro de 2025, com retorno previsto para o início de outubro. Até lá, os estudantes participam de aulas de preparação cultural e reforço de inglês, que acontecem semanalmente de forma presencial e online.

Neste ano, a Seduc levará 130 estudantes e 26 professores para intercâmbios em seis países: China, Coreia do Sul, Portugal, Estados Unidos, Singapura e Alemanha. O objetivo é proporcionar experiências práticas de inovação e empreendedorismo, ampliando o repertório acadêmico e cultural dos jovens piauienses.