Estudantes se preparam para início de curso do Programa Juventude Rural Transformadora na segunda (9)

O foco principal do programa é que os estudantes desempenhem o papel de agentes transformadores da realidade socioeconômica e cultural das comunidades

Os 100 jovens selecionados para o Curso de Agricultura Familiar Sustentável, promovido pelo Programa Juventude Rural Transformadora, estão se preparando para o grande encontro que marcará o início do projeto. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI). Entre segunda (9) e quarta-feira (11), os estudantes participam de aulas e oficinas presenciais, onde poderão trocar experiências entre si e terão contato com a plataforma do curso e com os agentes territoriais de desenvolvimento.

  

Programa vai incentivar a participação de jovens na agricultura familiar Geirlys Silva / SAF
   

A aula inaugural do curso, que os jovens irão cursar por dois anos nas suas comunidades, com formação teórica e prática, será na segunda-feira (9), a partir das 19h, no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Teresina. O foco principal do programa é que os estudantes desempenhem o papel de agentes transformadores da realidade socioeconômica e cultural dos seus territórios. 

Uma das jovens selecionadas é a Jamile Martins, agricultora familiar com formação técnica em Administração. Ela reside na comunidade quilombola São Martins, localizada no município de Paulistana, no território Chapada Vale do Itaim. Com apenas 21 anos, ela participa ativamente na produção da associação da sua comunidade, que participa de programas desenvolvidos pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), PAA Quilombola e Programa de Alimentação Saudável (PAS). Ela conta que está na expectativa para o início do curso.

“O Programa Juventude Rural Transformadora é uma ótima oportunidade para que jovens atuantes nos projetos de desenvolvimento da sua região, assim como eu, tenham benefícios voltados para os pequenos agricultores. É uma oportunidade única para que eu possa me aperfeiçoar mais e buscar a evolução e uma qualidade de vida melhor para minha comunidade,” disse a estudante.

Na comunidade quilombola São Martins, os agricultores familiares produzem milho, feijão, cheiro verde, peixe, galinha, batata, macaxeira e tudo que provem da agricultura familiar. Por meio do projeto, os jovens poderão aprimorar seus conhecimentos, impactando positivamente a vida no campo para os produtores.

A superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da SAF, Márcia Mendes, destaca que o projeto é uma ação de reconhecimento e fortalecimento do protagonismo do jovem no campo.

“O Programa Juventude Rural Transformadora é um projeto que visa à formação teórica e prática, com o objetivo de valorizar o campo e trazer visibilidade por meio de ações que venham impactar positivamente esses espaços, enquanto espaços de relação homem e natureza e principalmente na produção. Agora estamos na fase de ambientação, aproximando o público jovem selecionado,” falou a gestora.

O Programa Juventude Rural Transformadora é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e com o apoio da Secretaria da Educação (Seduc) e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Por meio do programa, 100 jovens de 18 a 25 anos terão a oportunidade de ingressar em cursos de formações teóricas e práticas para atuarem em todo o território piauiense. As vagas foram distribuídas nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí: Chapada das Mangabeiras, Chapada Vale Rio Itaim, Alto Parnaíba, Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Serra da Capivara, Vale no Canindé, Vale do Rio Guaribas, Vale do Sambito, Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea.