A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) registrou um expressivo aumento no número de bolsas de estudo ofertadas em 2024, alcançando um total de 330 benefícios nas modalidades mestrado, doutorado e pós-doutorado, o que representa um crescimento de 61% em relação às 204 bolsas oferecidas no ano anterior. O investimento passou de R$ 6,3 milhões em 2023 para R$ 9,8 milhões em 2024, evidenciando o compromisso do governo com a ampliação das oportunidades para os estudantes piauienses.
Esse avanço está alinhado à meta do governador Rafael Fonteles de fortalecer o apoio à formação acadêmica e à pesquisa científica no estado, com foco nos eixos estratégicos de desenvolvimento. A meta é alcançar 1.000 bolsas até 2027 e contemplar todos os territórios de desenvolvimento do Piauí. O fortalecimento deste programa reafirma o compromisso do Governo do Estado em promover o desenvolvimento científico e tecnológico.
Pedro Soares, diretor técnico-científico da Fapepi, ressaltou o objetivo de posicionar a fundação entre as principais agências de fomento à pesquisa do Nordeste e do Brasil. “O compromisso do Governo do Estado é, nos próximos anos, equiparar nossa atuação a das principais agências nacionais, garantindo maior cobertura de bolsas aos 90 cursos pós-graduação stricto sensu, e projetando o Piauí como um dos estados com o maior aporte para a pós-graduação no país”, destacou o gestor.