Inscrições para o Sisu 2023 começam nesta quinta; UESPI e UFPI disponibilizam mais de 5 mil vagas

Prazo do seletivo para universidades públicas vai até o dia 24 de fevereiro

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas nas instituições públicas de ensino superior, iniciam nesta quinta-feira (16). Para se inscrever, os estudantes interessados devem acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação até o dia 24 de fevereiro.

Todos os processos seletivos têm por base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Piauí, estão sendo disponibilizadas mais de 5 mil vagas para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior.

Segundo o Ministério da Educação, “os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies”.

UESPI

Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) estão sendo ofertadas 2.425 vagas para 70 cursos na modalidade regime regular. Esses estudantes ingressarão na UESPI a partir do segundo semestre de 2023.

  

Uespi
TV Antena 10

   

“A universidade está funcionando dentro da normalidade e estamos realizando a oferta do SiSU 2023.1.A ideia é poder receber os novos alunos em 2023 e estamos nos programando para atender a demanda da sociedade”, destaca o Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto.

Clique aqui e confira o quantitativo, quantidade de cursos participantes e outros dados sobre o processo

UFPI

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão sendo ofertadas 3.062 vagas em mais de 69 cursos de graduação e de nível superior tecnológico dos Campi de Bom Jesus, Picos, Floriano e Teresina. Para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada de 2023, o candidato precisa ter realizado as provas do Enem 2022, cujos resultados foram divulgados dia 9.

  

UFPI
Foto: divulgação

   

No SISU 2023, as ofertas de vagas das graduações tecnológicas serão exclusivas para o primeiro semestre. É preciso estar atento. Haverá 190 vagas em três cursos de nível superior tecnológicos: as graduações em Gestão de Dados e Energias Renováveis, ofertadas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), com 75 vagas cada uma; e o Curso Tecnólogo em Agroecologia, primeira graduação ofertada pelo Colégio Técnico de Teresina (CCT/UFPI), com 40 vagas, na modalidade presencial.

Cotas

Do total de vagas, 50% são destinadas para estudantes que cursaram no mínimo todo o ensino médio em escola da rede pública. A partir dessa exigência há vagas reservadas para candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI), com a renda familiar per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo e para pessoas com deficiência (PCD), conforme Lei n°12.711/2015. Atenção: Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola particular, ainda que com bolsa, não têm direito às vagas de cotista.

Ainda podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) ou exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Para saber sobre o quantitativo de vagas, peso e a nota mínima de cada prova do Enem exigidos do candidato para concorrer às vagas, bem como a média exigida pelo curso, confira o termo de adesão da UFPI ao SISU.

Cronograma do Sisu 2023

Lista de espera

O candidato que não conseguir uma vaga na chamada regular pode manifestar interesse para participar da lista de espera de um dos dois cursos de seu interesse. Segundo o Ministério da Educação, a etapa só acontece caso haja vagas que não forem preenchidas na 1ª chamada e estará disponível de 28 de fevereiro a 8 de março.