O Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi o único Instituto Federal da região Nordeste selecionado pelo Ministério da Educação para a oferta do curso técnico em Defesa Civil na modalidade Educação à Distância (EaD).
Segundo o IFPI, para a seleção das Instituições foram analisados critérios como capacidade técnica e de infraestrutura de continuidade da oferta do curso, considerando atender a demanda estratégica dos estados vizinhos da região e oferta de cursos no eixo de segurança conforme Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
Nesta primeira etapa, 5 Institutos Federais foram selecionados para implantação do curso como projeto piloto. As instituições selecionadas atuarão como polo regional. As instituições foram:
- Região Nordeste (IFPI);
- Região Norte (IFPA);
- Região Centro-Oeste (IFGO);
- Região Sudeste (IFFluminense) e
- Região Sul (IFRS).
De acordo com o reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, a oferta do curso possibilitará a formação de profissionais qualificados para atuar em uma área de extrema relevância para a segurança e o bem-estar da sociedade. “Com o aumento da frequência e da intensidade de desastres naturais e emergências, torna-se cada vez mais urgente a necessidade de profissionais bem preparados, que saibam atuar com agilidade e eficácia em situações críticas", destacou.
A oferta do curso é uma parceria realizada entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec, do Ministério da Educação - MEC, e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil - Sedec, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional - MIDR.