Um total de 110 professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) tiveram projetos de ações extensionistas contemplados por edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi). Cada professor aprovado terá direito a uma bolsa, no valor mensal de R$ 1.100,00, com duração de até 12 meses, totalizando um investimento global de R$ 1,45 milhões.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a extensão universitária como instrumento de transformação social, ampliando a presença da Uespi nas diversas regiões do estado e incentivando projetos voltados à redução das desigualdades, à promoção da cidadania e ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Fabiana Teixeira, o acordo confere maior protagonismo às ações extensionistas e amplia o alcance social da universidade. Os docentes submeteram propostas em 11 áreas temáticas, entre elas tecnologia da informação e comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente e saúde. As atividades desse projeto iniciam ainda neste mês de fevereiro.
O professor Leonardo Sales, do curso de psicologia da Uespi, foi um dos contemplados com bolsa para atuação na área da saúde com o projeto Cuidar em Rede. Ele destacou que a parceria da Uespi com a Fapepi traz a possibilidade do professor sair dos muros da universidade e entrar no território social. “O meu projeto, Cuidar em Rede, possibilita a reunião dos estudantes, tanto na área da saúde quanto nas ciências humanas e sociais. Temos estudantes do jornalismo, ciências sociais, psicologia, medicina, fisioterapia, enfermagem, educação física, na construção de uma rede de saúde mental, na qual eles vão poder estar dentro do território da atenção básica, possibilitando, assim, aprender práticas interprofissionais, interculturais e interseccionais no cuidado e saúde da população”, pontua.
Clique aqui e confira a relação dos professores aprovados.