O professor do Departamento de Artes Visuais, Evaldo Santos Oliveira vai representar a Universidade Federal do Piauí e o Brasil no ZeGeBOOM!, evento de exibição internacional de cartum na Croácia. O docente tem se destacado em concursos internacionais.
O concurso é promovido pelo Centro Cultural Trešnjevka e iniciou em outubro desse ano e segue até janeiro de 2025. O processo seletivo, que tem início com a submissão de trabalhos, foi conduzido por um júri especializado composto por renomados críticos de arte. A exposição dos selecionados ocupará a "Pequena Galeria" do Centro Cultural Trešnjevka, em Zagreb, de 10 a 31 de dezembro de 2024.
A iniciativa não apenas reconhecerá os melhores trabalhos com premiações a serem entregues em janeiro de 2025, mas também garantirá visibilidade a todos os participantes através de um catálogo digital do 4º ZeGeBOOM. Em um esforço para democratizar o acesso à arte, todos os trabalhos submetidos ficarão disponíveis em plataforma online, reafirmando o compromisso dos organizadores com a disseminação global da arte do cartum.
Entre as conquistas recentes do professor, destaca-se a seleção para o The Iraqi Cartoon Day Competition, Artist Talib Makki Session 2024 e a participação na 15ª Biennial International Cartoon Contest 2024 da Eslováquia. Sua arte tem cruzado fronteiras, sendo reconhecida em países como Irã, Rússia, Bélgica, Síria, Colômbia e Turquia.
No cenário nacional, o artista também obteve reconhecimento ao ser selecionado para o 4º Salão de Humor do Instituto Gabriel para Doação de Órgãos 2024. Sua trajetória inclui ainda premiações anteriores significativas, como o segundo lugar no 6º Salão de Pindamonhangaba na categoria caricatura.
O professor comentou sobre as expectativas animadoras a respeito do concurso. "Em menos de um ano, já tive trabalhos reconhecidos em mais de 15 países, recebendo diversos elogios. Um momento especialmente marcante foi quando recebi um convite da Turquia para desenhar a caricatura de um poeta local. Aguardo ansiosamente o catálogo com todos os artistas participantes, assim como já recebi outros catálogos digitais de eventos anteriores”, disse Evaldo Oliveira.