O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. O anúncio foi feito neste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em suas redes sociais. No primeiro dia de provas desta edição, os candidatos também respondem a questões de ciências humanas, linguagens e códigos.
Neste ano, mais de 4,3 milhões de inscritos estão buscando uma vaga no ensino superior por meio do exame. Na edição anterior, o tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulher no Brasil.” Os participantes têm cinco horas e meia para concluir a prova deste domingo.
A redação exige cinco competências dos estudantes: 1) domínio da escrita formal da Língua Portuguesa; 2) compreensão do tema e não fugir da proposta da redação; 3) organização das ideias; 4) coesão e coerência; 5) proposta de intervenção.
Lula visita à sala de monitoramento
Neste domingo (3), primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)visitou a Sala de Monitoramento do Enem, localizada na sede do Inep em Brasília. Acompanhado dos ministros Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Lula conferiu os preparativos para o início das provas de linguagens, ciências humanas e redação.
Também participam da visita o presidente do Inep, Manoel Palácios, e a primeira-dama, Janja da Silva. “A educação é um símbolo de independência. Quanto mais jovens, quanto mais pessoas forem aprovados pra a gente é melhor”, afirmou Lula.