Sem acordo, motoristas e cobradores de Teresina anunciam nova greve no transporte coletivo

A informação foi confirmada ao A10+ pelo presidente do Sintetro

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro) informou que os motoristas e cobradores vão deflagrar greve no transporte coletivo no próximo dia 21 de março (Veja o posicionamento do Setut ao final desta reportagem). 

Ao A10+, o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, informou que a greve ocorrerá por tempo indeterminado até que os empresários ligados ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) atendam as reivindicações da categoria.

 

Motoristas e cobradores anunciam nova greve
Reprodução
   

“Ficou acertado em assembleia que os trabalhadores vão deflagrar greve. Não é mais um problema só nosso, mas também das comunidades e políticos e entidades e associações. Nós estamos mendigados cestas básicas e fazendo vaquinhas”, explicou.

Ainda de acordo com o sindicalista, a classe quer que os empresários do transporte público assinem a convenção coletiva, que está há três anos sem ser firmada, com reposição salarial e o retorno de benefícios como o plano de saúde e tiquete de alimentação.

Se o documento for referendado, o Sintetro afirmou que vai se comprometer a não iniciar nenhum novo movimento grevista neste ano. 

“As empresas hoje não cumprem o que está na CLT, passam por cima, mas agora temos um jurídico, e vamos encaminhar todas as denúncias para a Procuradoria do Trabalho. Tem motorista que ganha R$ 500 reais e cobradores que recebem R$ 300. A gente trabalha e precisa ganhar igual, é a mesma carga horária e tem que ganhar igual”, destacou.

O que diz o SETUT

Em nota encaminhada ao A10+, o  Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) lamentou a greve anunciada pelos trabalhadores e destacou que tem participado de mesas de negociações. Veja abaixo na íntegra: 


O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) lamenta, profundamente, a greve anunciada pelo Sintetro, e informa que tem participado de mesas de negociações e propostas junto à Superintendência Regional do Trabalho no Piauí e da Superintendência Municipal de Transportes, buscando solucionar as demandas trabalhistas de motoristas e cobradores de ônibus, como também o recebimento por parte das empresas e vindo da Prefeitura, das gratuidades que passam mensalmente pelas catracas, a fim de poder repassar algo para os colaboradores do sistema.

O Sindicato Patronal segue à disposição e aberto para o diálogo com os trabalhadores e com a Prefeitura, a fim de solucionar as dificuldades do setor destacando que o objetivo principal de ambos os lados, deve ser o atendimento das demandas dos passageiros.

A greve não é no momento, o melhor caminho.