‘O Agente Secreto’ é indicado ao Oscar a Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Filme

Longa, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, tem Wagner Moura como protagonista

O filme brasileiro O Agente Secreto recebeu uma indicação ao Oscar 2026 de Melhor Elenco na lista oficial da premiação divulgada na manhã desta quinta-feira (22).

Vale lembrar que este é o segundo ano consecutivo que o Brasil concorre em alguma categoria ao Oscar. No ano passado, Ainda Estou Aqui disputou como Melhor Filme, Melhor Atriz (com Fernanda Torres), e Melhor Filme Internacional — categoria que venceu.

  

O Agente Secreto, filme brasileiro
Divulgação

   

A cerimônia de entrega do Oscar será realizada no Teatro Dolby, localizado no coração de Hollywood, em Los Angeles (Estados Unidos), no dia 15 de março.

Filme aclamado pela crítica

O Agente Secreto está sendo aclamado pela crítica e participando — e ganhando — várias premiações. O filme brasileiro venceu como Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, para Wagner Moura, no Globo de Ouro.


No Festival de Cannes, o filme também foi premiado com os prêmios de Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho, Melhor Ator, para Wagner Moura, além do Prêmio Fipresci, concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema, e do Prêmio Art et Essai, da Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai (AFCAE).

O longa ainda recebeu o Critics Choice Awards 2026 como Melhor Filme Internacional.

Desde o lançamento do longa, Kleber Mendonça Filho ainda ganhou diversos prêmios renomados, como o Festival de Cine de Lima, New York Film Critics Circle Awards, Los Angeles Film Critics Association Awards, Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano e o London Film Critics’ Circle.