Morre a jornalista e apresentadora Glória Maria

A jornalista estava internada desde o dia 4 de janeiro para tratar um tumor metastático no cérebro

(Atualizada às 10h05)

Morreu nesta quinta-feira (2), aos 73 anos, a jornalista e apresentadora Glória Maria. Ela estava internada, tratando um câncer, mas a causa de sua morte ainda não foi confirmada. Glória deixa duas filhas, Maria e Laura.

"A jornalista Gloria Maria morreu essa manhã (02/02). Ela foi marcada como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais", diz comunicado divulgado pela TV Globo.

A jornalista estava afastada do "Globo Repórter" há mais de três meses, por conta do tratamento. O último programa apresentado por ela foi a edição do dia 5 de agosto de 2022. Ela trabalhava no "Globo Repórter" há 12 anos.

 

Morre a jornalista e apresentadora Glória Maria
Reprodução

   

Em 2019, Gloria Maria passou por uma cirurgia de emergência para a retirada de um tumor no cérebro, descoberto repentinamente, após um desmaio. Depois da cirurgia, a apresentadora ainda fez um tratamento com a radioterapia e imunoterapia.

Glória foi pioneira inúmeras vezes. Foi a primeira a entrar ao vivo no Jornal Nacional e inaugurou a era da alta definição da televisão brasileira. Mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos. 


Em 2009, Glória Maria adotou as duas filhas após temporada na Bahia

A jornalista Glória Maria deixa duas filhas adolescentes, Maria, 15 anos, e Laura, de 14. As duas foram adotadas em 2009, após uma temporada na Bahia. O processo de adoção durou 11 meses, e levou a jornalista a se mudar de estado para estar mais perto das meninas enquanto a documentação era analisada.

  

Em 2009, Glória Maria adotou as duas filhas após temporada na Bahia
Reprodução

   

"A minha felicidade é olhar para as duas, é brincar, o abraço, o beijo, é a necessidade delas ficarem comigo", disse Glória.

"Uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão", diz presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou nesta quinta-feira (2), em redes sociais, a morte da jornalista Glória Maria.

"Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras", escreveu.

"Foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo no Jornal Nacional e se tornou eterna nos programas Fantástico e Globo Repórter. Meu abraço e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de sua carreira."


Relembre a trajetória

Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro.

Formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a comunicadora contou que chegou a conciliar os estudos com um emprego de telefonista na Embratel.

  

Ícone do jornalismo nacional, Glória faleceu nesta quinta (02)
Reprodução

   

Nos anos de 1970, a jornalista foi levada por uma amiga à Rede Globo para ser rádio-escuta e anos depois foi efetivada como repórter. Ela fez parte das equipes do Jornal Nacional, Jornal Hoje, Bom Dia Rio e RJTV.

A estreia como repórter foi em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Ela também foi a primeira repórter a aparecer ao vivo e em cores no Jornal Nacional, em 1977.

Ao longo da carreira participou de grandes coberturas jornalísticas e viagens ao redor do mundo. Sempre curiosa, Gloria Maria muitas vezes era a grande personagem de suas próprias reportagens.

Alguns dos melhores momentos de Gloria aconteceram no Fantástico. Ela estreou como repórter do programa em 1986 e foi apresentadora da atração de 1998 a 2007.

Seu último trabalho na televisão foi no comando do Globo Repórter ao lado da colega Sandra Annenberg. No segundo semestre de 2022, ela precisou se afastar do trabalho para cuidar da saúde.

"Eu sou uma pessoa movida pela curiosidade e pelo susto. Se eu parar para pensar racionalmente, não faço nada. Tenho que perder a racionalidade para ir, deixar a curiosidade e o medo me levarem, que aí eu faço qualquer coisa", definiu-se Gloria Maria em entrevista à Memória Globo.


Famosos lamentam a morte da jornalista Gloria Maria    

Querida pelo público, Gloria Maria recebeu diversas homenagens nas redes sociais, nesta quinta-feira (2).

A jornalista e apresentadora morreu, supostamente aos 73 anos, após tratar um câncer metastático no cérebro. Gloria sempre fez mistério a respeito de sua verdadeira idade. 

Celebridades das mais diversas áreas fizeram publicações especiais para se despedir dela. 

A apresentadora Ana Maria Braga chamou Gloria de "pioneira no jornalismo" ao publicar uma foto abraçada com a amiga: "Assim como o seu nome, sua lembrança sempre será gloriosa".

A cantora Jup do Bairro destacou a importância de Gloria e escreveu no Twitter que a jornalista alimentou o público "de informações e possibilidades".

A jornalista e apresentadora Renata Capucci se disse chocada com a partida de Gloria Maria, e publicou uma foto abraçada com ela.

A atriz Cacau Protasio se emocionou com a morte de Gloria. "Ela me deu muita esperança que eu podia chegar em algum lugar nesse mundo", desabafou a artista.