Atletismo piauiense conquista oito medalhas no primeiro bloco das Paralimpíadas Escolares

A competição reúne jovens com deficiência de todo o Brasil e tem como seletiva os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs)

A delegação do Piauí conquistou oito medalhas nas provas de atletismo realizadas de 17 a 22 de novembro de 2025, em São Paulo (SP), durante o primeiro bloco da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares. A competição reúne jovens atletas com deficiência de todo o Brasil e tem como seletiva os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs).

Foram quatro medalhas de prata e quatro de bronze. Entre os medalhistas, um dos destaques foi Antônio Eliardo Silva, da Escola Municipal Jacob Gomes, em Curralinhos, que conquistou duas medalhas de bronze nos 100m e nos 60m, sob orientação do técnico Jozimar Venção.

  
João Pedro Costa, da Escola Municipal César Brito, em Monsenhor Gil
Divulgação
 
 
 

Também treinado por Venção, Pedro Lucas Costa, da Escola Municipal Mendes Rocha, em Monsenhor Gil, levou a prata nos 400m. O atleta é beneficiário do programa Bolsa Atleta, iniciativa da Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi) que garante apoio financeiro mensal para o desenvolvimento esportivo.

Outro patrocinado pelo Bolsa Atleta, João Pedro Costa, da Escola Municipal César Brito, também de Monsenhor Gil, conquistou o bronze nos 100m. Já Daniel Alves de Oliveira, da Escola Especial Pedro Bento, em Passagem Franca, garantiu a prata nos 400m. Seu colega de escola, Lucas Davi da Silva, treinado por Leilane de Sousa, brilhou com duas pratas no salto em distância e no arremesso de peso.

Por fim, Francisco Rafael Pereira conquistou o bronze no arremesso de peso. Ele é orientado pela técnica Samara Pinheiro, do Centro Educacional Especial Maria de Jesus Carvalho Amorim, em Esperantina.

“Nossos atletas foram muito bem neste primeiro bloco das Paralimpíadas Escolares. Os resultados conquistados são como uma recompensa para nós como gestores. Os investimentos feitos pelo Governo do Estado em programas sociais, da formação ao alto rendimento, estão mais uma vez dando frutos concretos”, pontuou a secretária dos Esportes, Josiene Campelo.

O atleta Antônio Eliardo agradeceu a oportunidade. “Agradeço a Deus, ao meu técnico Jozimar e à Secretaria dos Esportes pela oportunidade de participar dessa olimpíada em São Paulo”, disse o duas vezes medalhista.

“Encerramos o primeiro bloco das Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2025 com resultados expressivos para o Piauí, mostrando atletas com muito potencial de campeão. Com esse talento e dedicação, podem levar o nome do estado ao pódio nacional por muitas e muitas vezes ainda”, destacou Ranilson Magalhães, coordenador da delegação piauiense e membro da Diretoria de Desporto Escolar da Secepi.

O desempenho dos piauienses tem origem nas seletivas estaduais dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), que desde 2023 passaram a integrar oficialmente os esportes paralímpicos. Neste ano, a competição reuniu 137 atletas, de 72 escolas e de 20 municípios, com a faixa etária de 11 a 17 anos, oriundos de escolas públicas estaduais e municipais, instituições particulares e também do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Na segunda etapa das Paralimpíadas Escolares, que acontece de 22 a 29 de novembro, o Piauí será representado por 11 atletas em quatro modalidades. A natação competirá com três atletas; o badminton, com quatro atletas; a bocha, com um atleta e o tênis de mesa, com 3 atletas.